1,5 milhão de israelenses visitam parques nacionais durante o feriado de Sucot
Em Israel, além de fazer as refeições na sucá (cabana), a tradição do feriado é entrar em contato com a natureza e a história nos parques nacionais.
Um número recorde de israelenses lotou os parques nacionais do país durante o feriado de Sucot de uma semana, segundo dados oficiais.
A Autoridade de Parques e Natureza informou na segunda-feira que aproximadamente 1,5 milhão de israelenses visitaram parques nacionais e reservas naturais na semana passada, um aumento de 22% em comparação com Sucot no ano passado.
Os locais mais populares foram o Parque Nacional de Cesareia, que recebeu 44.000 visitantes, seguido pela Reserva Natural de Ein Gedi, que atraiu 35.000 pessoas, e o Parque Nacional de Masada, que atraiu 32.000 visitantes.
Se algum dia nosso leitor fora até Cesareia, precisa saber que lá também existe um kibutz a beira mar, denominado Sdot Yam. Neste kibutz além de uma exposição interessantíssima de esculturas romanas encontradas na região, fica a Casa de Hanna Senetz, a paraquedista militar israelense que saltou. É um memorial com ampla documentação voltado a ela a aos outros heróis da Haganá que foram para a Europa ocupada pela Alemanha Nazista. Ainda é preciso saber que Sdot Yam, também era a base da força naval da Palmach, denominada Palyam. Era ali que desembarcaram milhares de refugiados judeus fugindo da Alemanha e também dos ingleses.
Imagem: ilustrativa, circo romano de corrida de bigas construído pelo rei Herodes em Cesareia, a maior das atrações do parque nacional escolhido como destino mais popular este ano. Foto de Ronaldo Gomlevsky.