2022 foi o ano em que as praias de Israel ficaram mais limpas em 17 anos
Em consequência do Plano Costa Limpa, do Ministério de Proteção Ambiental de Israel, 2022 foi o ano em que toda a costa israelense ficou com praias mais limpas
O relatório do Ministério mostra que 2022 foi o ano mais limpo desde que começou em 2005. 81,8% das praias públicas foram classificadas como “limpas” ou “muito limpas” o foram durante 70% do ano, em comparação com 2005, quando as praias estavam limpas apenas 19,7 % do ano.
As principais áreas costeiras que mantiveram suas praias limpas foram Asher, Acre, Haifa, Tirat HaCarmel, Carmel beach, Bat Yam , Gan Rava e Ashdod. As áreas costeiras classificadas como menos limpas ao longo de 2022 foram as do município de Ashkelon, a praia de HaSharon e a praia de Ashkelon.
Ao longo do ano, foram realizadas duas rodadas de testes de “índice de praia limpa” a cada mês em 66 seções de todas as praias abertas que não são declaradas por ninguém.
O Programa Costa Limpa é uma iniciativa nacional do Ministério de Proteção Ambiental, destinada a limpar as praias não autorizadas de Israel (aquelas sem salva-vidas). O programa foi lançado em 2005 quando ficou claro que essas praias não estavam sendo mantidas pelas autoridades costeiras locais, que são responsáveis pela limpeza das praias em suas respectivas áreas.
Junto com o controle de limpeza de praias, o ministério destina um orçamento plurianual para as autoridades locais com praias não declaradas de até NIS 26.463.253 para realizar operações de limpeza de praias.
O ministério também está destinando um orçamento de até NIS 6 milhões para reduzir o lixo marinho na fonte, criando infraestrutura que coleta detritos nas praias e coleta detritos antes que cheguem às praias a partir dos drenos superficiais.
Foto:
A praia em Tel Aviv. Foto de Ronaldo Gomlevsky.