27 de janeiro, Dia Internacional da Lembrança do Holocausto – Lembrar para jamais repetir
No dia 1 de novembro de 2005, a Assembleia-Geral das Nações Unidas adotou uma Resolução que designou o dia 27 de janeiro como o “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”. A data marca a liberação de de Auschwitz-Birkenau e tem por objetivo homenagear as vítimas do nazismo. A mesma resolução apoia o desenvolvimento de programas educacionais que mantenham a lembrança do que aconteceu durante o Holocausto prevenindo assim futuros genocídios.
A Resolução 60/7 não apenas estabelece o dia 27 de janeiro como o “Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto”, ela também rejeita qualquer tipo de negativa da existência do Holocausto. A resolução encoraja os estados-membros da ONU a preservarem ativamente os locais que os nazistas utilizaram para a “Solução Final” (por exemplo, centros de extermínio, campos-de-concentração e prisões). Utilizando-se da Declaração Universal de Direitos Humanos, a Resolução condena todas as formas de “intolerância religiosa, incitação, perseguição, ou violência contra pessoas ou comunidades baseadas em sua origem étnica ou crença religiosa” por todo o mundo.
Além de celebrar o “Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto” estabelecido pela ONU, muitos outros países participantes estabeleceram seus próprios dias de lembrança, os quais são frequentemente conectados aos eventos do Holocausto. Por exemplo, a Argentina estabeleceu o dia 19 de abril, o dia da revolta do gueto de Varsóvia, como o “Dia Nacional da Diversidade Cultural”. A Hungria celebra o dia 16 de abril como o “Dia Nacional de Lembrança do Holocausto”, relembrando a data do estabelecimento do gueto de Munkács. Em 1979, o congresso dos EUA estabeleceu o “Dia de Lembrança”, que usualmente acontece entre o mês de abril e o início de maio, para celebrar as vítimas do regime nazista. O Dia de Lembrança nos EUA corresponde ao Yom ha-Shoah”, o dia israelense de “Lembrança do Holocausto”
#WeRemember
O Congresso Judaico Mundial (CJM) e o Congresso Judaico Latino-Americano (CJL) estão relançando a campanha We Remember, de 20 a 27 de janeiro, para marcar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
O CJM e o CJL convidam a todos a compartilhar uma foto, ou vídeo, em suas redes sociais com a hashtag #WeRemember/#Recordemos e marcando @congresojudio e @worldjewishcongress para lembrar as milhões de vítimas do Holocausto!
A iniciativa tem contado todos os anos com a adesão de milhares de pessoas em todo o mundo e contribuído para ampliar a consciência e dar visibilidade sobre o que foi o Holocausto, com o testemunho de sobreviventes e com a participação de personalidades e líderes mundiais. Colabore e participe compartilhando nas redes sociais sua foto ao lado de cartaz com a frase #WeRemember!