Séries de TV com nome de Hitler na Índia. Como é possível?
A atenção de Menorah foi chamada pela notícia da estreia da série Hitler Kalyana, num canal de TV indiano. O que seria isso? Programa sobre a Segunda Guerra Mundial, onde parte da Índia apoiou o hitlerismo como forma de se livrar do colonialismo britânico usando no nome de Exército de Azad?
Seria sobre neonazistas ou mais uma caçada mitológica sobre os restos mortais de um Adolf Hitler fujão e não um ditador suicida? Nada disso.
Trata-se de um enredo fictício, parcialmente humorístico, onde um chefe de cozinha é tão chato e arrogante com os empregados que eles o chamam de Hitler. Apenas isto.
Seria essa mais uma demonstração de os fatos da Segunda Guerra Mundial são amplamente desconhecidos e irrelevantes na Índia a ponto de ser criado um personagem adorável por um ator lindo e carismático para mostrar um hitlerzinho local bacana para uns e terrível para outros no dia a dia da Índia?
Uma rápida pesquisa para entender do que se trata a série Hitler Kalyana, nos mostrou o quanto não conhecemos da área cultural e linguística do país com mais de um bilhão de habitantes.
Hitler Kalyana, na língua kannada, é a quarta versão linguística do canal Zee, seguindo o sucesso de Thirumathi Hitler (na língua tamil), Mrs. Hitler (em malalayan) e Hitler Gari Pellam (em telegu). É uma refilmagem de um sucesso anterior que não tinha o nome Hitler, nem no enredo e muito menos no título.
No fim das contas, o que o canal Zee está fazendo é remover o caráter horrível de Adolf Hitler, transformando o nome num símbolo artístico caricato e cômico, dissociado da imagem do ditador nazista.
Opinião de José Roitberg – jornalista e pesquisador