40 mil pessoas prestigiam a 5ª edição do FestRio judaico
Tradicional festa da comunidade judaica, realizada pela Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ) aconteceu neste domingo, 20 de março, das 10h às 17h, com patrocínio da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (Segovi).
“É muito importante este evento para mostrar a cultura e a tradição judaica. A intolerância vem do desconhecimento, da ignorância e isso gera preconceito, o que devemos combater. É por meio dessas feiras, da mostra de cultura de todas as crenças e de todas as minorias que poderemos trabalhar por um Rio de Janeiro melhor, um Brasil melhor e um mundo melhor”, disse o presidente da FIERJ, Alberto David Klein, durante a realização do evento.
Para o Secretário Municipal de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, que esteve no evento, realizar esta edição do FestRio foi muito importante porque a comunidade judaica tem um papel essencial na construção da identidade do Rio de Janeiro. “Celebrar esta cultura é, portanto, essencial, tanto que está no calendário cultural da cidade”, afirmou.
Monique Fernandes é católica e foi à 5ª edição do FestRio. “Sai da missa e ouvi a música. Isso chamou a minha atenção, e chegando mais perto vi a divulgação. Entrei e comprei lembranças para levar para Nova York porque tenho uma viagem marcada para lá e o que estou levando para presentear não encontraria em nenhum outro lugar. Estou aproveitando ainda para experimentar a culinária”, explicou.
O casal Maiara e Lucas viram a divulgação pelo Instagram e decidiram conhecer mais da culinária e das tradicionais. “Achamos que todos deviam conhecer! Está muito bacana a festa aqui na praça, a confraternização das famílias. Estou muito esperançosa de estar aqui! Todos deviam vir!”, falou Maiara, entusiasmada.