Tecnologia

Criada tecnologia industrial para carne fabricada em laboratório

A empresa israelense Future Meats (carnes do futuro) conseguiu desenvolver a tecnologia para produção industrial de carnes clonadas. Isto é: produz cortes de carne em laboratório sem a existência de animais. O processo, mostrado há 4 anos atrás esbarrava na então impossibilidade de produção em escala. Houve o aporte de várias dezenas de milhões de dólares e os cientistas e engenheiros conseguiram. Hoje, a Future Meats, tem uma fábrica piloto na cidade de Rehovot, em Israel, produzindo meia tonelada de carne frango, porco e carneiro, o equivalente a 5.000 hambúrgueres.

Diferente das carnes de base vegetal, inclusive as impressas em 3D (também tecnologia israelense já em uso nas hamburguerias de Israel), a Future é carne mesmo. A empresa já deu entrada com os pedidos de licenciamento nos órgãos regulamentadores de alimentos nos EUA, Europa e Ásia. Assim que as licenças saírem, as primeiras fábricas serão montadas. É o início da possibilidade tecnológica de acabar mesmo com a fome no mundo e encerrar o abate de animais a médio prazo.

Antes que alguém pergunte, não há interesse em polêmicas com os certificadores kosher e a pretensão é atender a todas as populações.

A saber, a cinco anos atrás, o presidente da Union Orthodox, a maior certificadora kosher do mundo, declarou que nada é preciso fazer em relação a Future Meats: as carnes não precisarão de qualquer certificação, pois kosher é o abate, e não a carne, especificamente. Se não há abate, se não há animal, também não há discussão. Obviamente os ramos mais ortodoxos não aceitarão este tipo de carne.

Foto: parte do processo industrial da Future Meats em Rehovot, Israel – divulgação.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.