Festival de luzes de inverno no jardim botânico de Jerusalém
Se você estiver em Israel ou indo para lá ao longo destas semanas de inverno, existem dois grandes passeios para fazer a noite.
O primeiro é a tradicional projeção nas paredes internas da Cidade de David contando de forma gráfica toda a história de Jerusalém. Pouca gente conhece. É imperdível. Leve casaco, pois, é ao ar livre.
O segundo é mais recente, o festival de luzes do Jardim Botânico. Aliás, poucos brasileiros visitam este outro ponto muito agradável da cidade. Além da vegetação ser transformada por arte com luzes a noite há um parque de food trucks com comidinhas o comidonas, docinhos e salgados, sanduiches top, que só se encontra neste tipo de sistema de alimentação. E como é inverno, espera fila para tomar um chocolate quente.
Esta é apenas a terceira edição. As duas primeiras aconteceram em duas janelas livres de lockdown devido a pandemia. Em 2020 foram lá 27.000 pessoas. O número quase dobrou para 50.000 em 2021. Este ano a expectativa é de mais de 100.000 visitantes. Várias cidades pelo mundo produzem eventos semelhantes.
Uma das ideias dos organizadores é a criação de cenários inusitados e espetacularmente coloridos para as pessoas tirarem selfies, produzirem vídeos pro Tik Tok e fotografarem normalmente.
Imagens: capturas do vídeo de divulgação do evento.