Emirados Árabes Unidos inaugura sinagoga num complexo inter-religioso
Os Emirados Árabes Unidos inauguraram um centro interreligioso que abriga uma mesquita, uma igreja e a primeira sinagoga oficial do país.
O complexo,inaugurado dia 16 de fevereiro de 2023, em Abu Dhabi lançou oficialmente a Abrahamic Family House (Casa da Família Abrâmica), um novo centro de aprendizagem que pretende ser “uma plataforma de aprendizagem e diálogo, um modelo de convivência “, declarou seu presidente, Mohamed Khalifa Al Mubarak , em um comunicado. O espaço abrigará discussões, fóruns e conferências que promovam o entendimento, o diálogo e a convivência pacífica.
Na sexta-feira, 17 de fevereiro de a comunidade judaica local realizou seu primeiro shabat na sinagoga, liderado pelo rabino chefe dos Emirados Árabes Unidos, Yehuda Sarna.
No domingo, dia 19 de fevereiro,um rolo da Torá doado pelo presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, será levado à sinagoga em uma cerimônia de dedicação.
O complexo abre à visitação pública a partir de 1º de março, e as visitas serão permitidas a partir das 10h. Moradores e visitantes terão que fazer reservas prévias antes de sua visita.
No Twitter, o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sua Alteza Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, destacou como o país tem uma “história orgulhosa” de pessoas de diversas comunidades trabalhando juntas para criar novas possibilidades.
Os Emirados Árabes Unidos já abrigam uma sinagoga em Dubai, formada em 2008. A nova sinagoga sancionada pelo estado marca um passo significativo para o judaísmo no estado do Golfo.
A sinagoga recebeu o nome de Moses Ben Maimon,em homenagem ao filósofo judeu do século XII.Uma fachada cruzada e um intradorso representam as palmeiras usadas para construir uma sucá. “Ele fornece proteção contra o sol e permite que as estrelas sejam vistas à noite… A claraboia faz referência a uma chupá, uma estrutura temporária usada durante casamentos judaicos para o casal ficar sob um mar de estrelas”, explica o site do centro interreligioso.
O país estabeleceu relações diplomáticas oficiais com Israel em 2020 e, desde então, não parou de lançar projetos voltados para a comunidade judaica.
Na Foto,o primeiro serviço religioso na sinagoga Moses Ben Maimon em Abu Dhabi. Foto Abramic Family House.