IsraelÚltimas notícias

Mulher impedida de entrar em ônibus “só para homens” em Ashdod, em linha que não existe

Tem coisas que só acontecem em Israel. Imagine querer voltar para casa, e o ônibus da linha 80 parar no ponto. Um homem com vestes ortodoxas sobe e você, mulher israelense entra também. Aí, um ortodoxo no primeiro banco, impede que você passe da escada e diz: “Só para homens”. Ela alega que é um transporte público. O motorista diz: “Vá a pé ou espere outro ônibus!”

Eles não sabiam que a mulher estava com uma câmera oculta, gravou tudo e mandou para um Canal 12 de TV. Foi um ato intencional. Ela queria mostrar o que já havia acontecido com uma mãe e filha dias atrás além de outros casos que não chegaram à mídia.

Sharia judaica? Misogenia? Não é Bnai Brak ou uma área ortodoxa exclusiva de Jerusalém, mas Ashdot!!!

A mídia israelense então correu atrás. Entenderam e publicaram, somente agora, que vem aumentando o número de ortodoxos que se fixaram na cidade litorânea de Ashdot, ao sul de Tel Aviv e norte de Ashkelon, nos últimos anos. Parece que isso nunca foi notícia até o momento.

Descobriram que o mapa de horários da empresa de ônibus Electra Afikim mostra a linha 80, mas que ela não existe de fato. Um membro da direção da empresa declarou que faz algumas semanas firmaram um acordo com uma nova yeshivá (escola religiosa) local para um ônibus exclusivo para os alunos. Ao invés de colocarem no letreiro “exclusivo, reservado, especial, ou qualquer outra coisa”, decidiram colocar um número de linha que não existe.

Ou seja, é um ônibus escolar apenas para homens, coisa que o motorista poderia ter explicado a passageira ao invés de recomendar que ela fosse a pé. O caso é um misto de intercessão entre a sociedade ortodoxa e a sociedade não-ortodoxa em Israel, de bizarrice administrativa e má educação congênita de muitos motoristas de ônibus do Estado Judeu.

A Electra Afikim é uma empresa top em Israel. Possui 1.400 ônibus que operam 450 linhas e é a terceira maior em Israel. Foi fundada em 1945. O Grupo Electra possui uma grande e diversificada carteira em empresas em Israel.

Opinião de José Roitberg – jornalista e pequisador

Imagem: ilustrativa, ônibus da Afikim, foto de divulgação da empresa

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.