TecnologiaÚltimas notícias

Cientista israelense apresenta teste de diagnóstico para detecção precoce do Alzheimer através das lágrimas

“Podemos identificar um componente nas lágrimas que reflete processos neurológicos em um estágio inicial, antes que o paciente com Alzheimer ou Parkinson desenvolva sintomas clínicos”, diz Aviv Mesika, criador do LacriScan .

Essa tecnologia israelense inovadora pode revolucionar os métodos de diagnóstico dessas doenças, que até agora se baseiam no estudo do histórico médico, exames neurológicos e físicos e estudos de imagem.

Nem a doença de Alzheimer (até 40 milhões de pessoas em todo o mundo em 2023) nem a doença de Parkinson ( 8,5 milhões de pessoas em todo o mundo em 2019) têm um método específico de diagnóstico ou uma cura real.

O estudo criado por Mesika é baseado no teste de Schirmer. É um estudo que determina se o olho produz lágrimas suficientes para se manter úmido naturalmente. Para definir isso, o médico insere uma tira de papel dentro da pálpebra inferior que coleta o líquido ocular.

Com o LacriScan, essas lágrimas são estudadas para marcadores bioquímicos de doenças.

Mesika, estudante de pós-graduação da Escola de Medicina da Universidade Bar-Ilan, explicou que a pesquisa ainda está em fase de desenvolvimento. Ele afirmou que ainda há muitas perguntas a serem respondidas. No entanto, ele espera que em um futuro próximo os testes médicos possam começar em vários centros em Israel.

Imagerm

Exame através das lágrimas. Reprodução do Facebook.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.