IsraelÚltimas notícias

50 anos da Guerra do Yom Kipur, Arquivo Nacional de Israel revela e publica documentos inéditos desse período

A Guerra do Yom Kipur foi um conflito militar que ocorreu em outubro de 1973, portanto, há 50 anos.

Para marcar a data deste acontecimento fundamental na história do Estado de Israel, o Arquivo do Estado de Israel tornou pública uma coleção de quase 3.500 documentos, incluindo fotografias, peças de áudio e vídeos.

A coleção permite reviver os acontecimentos minuto a minuto e vivenciar os sentimentos de quem esteve presente.

“Nos últimos 2,5 anos, os Arquivos do Estado têm estado envolvidos num projeto para tornar os arquivos e materiais que contam a história da Guerra do Yom Kipur mais acessíveis ao público”, explicou o arquivista-chefe de Israel, Ruti Abramovitz. “Ao contrário de outras publicações de arquivo, desta vez optamos por mostrar, tanto quanto possível, a história completa da guerra, que afetou todos os aspectos da vida em Israel.”

Os materiais são oferecidos ao público em seções destinadas a facilitar a busca de informações, apesar da complexidade do material arquivístico bruto.

“O trabalho de divulgação do material foi feito por diversos funcionários da maioria das secretarias do Arquivo do Estado. Este é o maior esforço deste tipo que o Arquivo do Estado já fez”, afirmou o arquivista-chefe.

O último arquivo cujo status classificado expirou era de cerca de 3.500 arquivos, incluindo cerca de 1.400 arquivos em papel, 1.000 fotografias, 800 clipes de áudio, 150 transcrições e oito vídeos. Arquivos originais que vão desde “ministérios do governo, documentos militares, diplomáticos e civis, testemunhos, relatórios, protocolos de reuniões do governo e do Gabinete de Guerra, discussões e avaliações de defesa civil, informações sobre a frente interna durante a guerra e muito mais”.

Os documentos originais normalmente utilizados para pesquisa também estavam disponíveis para todos, já que o Arquivo do Estado incentivou as pessoas a “sentir o drama e as emoções entre o público, as FDI e a liderança, de forma abrangente e direta”, revivendo um momento comovente. na história de Israel, que também ganhou vida recentemente num filme sobre a então primeira-ministra de Israel, Golda Meir.

Foto:
General do Comando Sul do exército israelense, Ariel Sharon, com o Ministro da Defesa Moshe Dayan durante a Guerra do Yom Kippur em outubro de 1973, na margem ocidental do Canal de Suez, no Egito.crédito da foto: Arquivos IDF.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.