Spielberg anuncia novo projeto para documentar relatos dos ataques de 7 de outubro
A Fundação USC Shoah, fundada pelo diretor Steven Spielberg, começou a coletar depoimentos em vídeo das atrocidades cometidas pelos terroristas do Hamas contra os israelenses em 7 de outubro, para adicioná-los à coleção de depoimentos de sobreviventes e testemunhas do Holocausto.
Spielberg, que dirigiu o filme vencedor do Oscar “A Lista de Schindler”, sobre o Holocausto, indicou que os ataques terroristas o deixaram abalado em um comunicado de imprensa de sua Fundação USC Shoah anunciando o projeto.
Spielberg não está diretamente envolvido na iniciativa, mas expressou o seu forte apoio.
“Nunca imaginei que na minha vida veria uma barbárie tão indescritível contra os judeus”, disse Spielberg à Fundação, que possui a maior coleção de testemunhos em vídeo de sobreviventes e testemunhas do Holocausto.
Em declarações à Fox News, Spielberg ficou chocado com a onda de antissemitismo registada em todo o mundo nos últimos dois meses.
«Acho isso muito, muito surpreendente, porque o anti-semitismo sempre existiu. “Ou esteve ao virar da esquina e ligeiramente fora de vista, mas sempre à espreita, ou foi muito mais aberto, como na Alemanha na década de 1930”, disse ele.
“Mas desde a Alemanha da década de 1930 eu não testemunhei o antissemitismo não mais à espreita, mas orgulhoso com as mãos nos quadris, como Hitler e Mussolini”, disse Spielberg.
A organização norte-americana está agora a colaborar com equipas de produção em Israel para recolher testemunhos dos massacres de 7 de Outubro, quando cerca de 3.000 terroristas invadiram Israel a partir da Faixa de Gaza por terra, mar e ar, matando cerca de 1.200 pessoas, a maioria delas civis massacrados. no meio de atrocidades brutais e fazendo mais de 240 reféns.
Até agora 130 entrevistas foram gravadas como parte do esforço de coleta de depoimentos de sobreviventes de 7 de outubro e estará acessível ao público on-line através do Arquivo de História Visual da Fundação na Contra Collection USC Shoah Foundation’s Antisemitism Through Testimony (CATT), que documenta o anti-semitismo pós-Holocausto.
Spielberg, que fundou a organização em 1994, acredita que este esforço irá “garantir que as vozes dos sobreviventes atuem como uma ferramenta poderosa para combater o perigoso aumento do antissemitismo e do ódio”.