Cientistas israelenses estabelecem método para verificar eventos descritos no livro dos Reis da Bíblia
No Segundo Livro dos Reis da Bíblia é contada a história da conquista da cidade de Gate por Hazael, rei da Síria. Graças a um método inovador, um grupo de arqueólogos israelenses está trabalhando para corroborar se o evento realmente aconteceu.
Um grupo de cientistas da Universidade de Tel Aviv, da Universidade Hebraica de Jerusalém, da Universidade Bar-Ilan e da Universidade Ariel descobriu que, ao medir o campo magnético registado nos tijolos, podem estimar as suas temperaturas de cozedura e se o tijolo foi queimado.
Qual é a utilidade disso? Os pesquisadores aplicaram essa técnica a diferentes amostras da cidade antiga, nas quais havia uma incógnita arqueológica se uma estrutura havia sido queimada ou se simplesmente desabou sobre si mesma ao longo do tempo.
Os resultados deste novo estudo confirmaram que os tijolos foram queimados no local durante um incêndio, apoiando a narrativa bíblica.
A antiga Gat (Tell es-Safi), situada entre Ashkelon e Beit Shemesh, foi o cenário do estudo liderado por Yoav Vaknin, que explicou que este método “permite identificar queimaduras que ocorreram a temperaturas muito mais baixas do que qualquer outro método”. e acrescentou que “quando uma parede queima no local, como pode acontecer quando é destruída por um inimigo, os campos magnéticos de todos os tijolos ficam bloqueados na mesma orientação”.