IsraelÚltimas notícias

A “estrela” que salvou vidas na era COVID retorna no tratamento de soldados feridos na guerra de Gaza

Pela primeira vez na história do conflito israelense, a máquina ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), que substitui o coração e os pulmões em doenças pulmonares graves e foi uma “estrela” durante a pandemia de COVID-19, está sendo usada para salvar vidas de soldados gravemente feridos em Gaza.

“Esses pacientes não teriam sobrevivido sem ECMO; em guerras anteriores, eles simplesmente teriam morrido no campo”, diz o Dr. Uri Galante, diretor do serviço de ECMO para insuficiência respiratória grave do Hospital Soroka, em Be’er Sheva.

Existem atualmente três soldados feridos conectados a máquinas de ECMO em Soroka, um dispositivo normalmente usado em tempos de paz para pacientes gravemente doentes cujos pulmões não funcionam devido a várias doenças.

Os ferimentos graves na guerra levaram as equipes israelenses a utilizar este dispositivo pela primeira vez em vítimas das FDI que sofriam de traumas significativos, como uma última e quase desesperada medida para salvar as suas vidas. “Globalmente, o uso de ECMO é reconhecido em traumas para um subgrupo específico de feridos de guerra”, diz o Dr. Galante. “Em Israel, isso não foi feito até agora.”

A ECMO substitui as funções do coração e dos pulmões. Ele retira sangue do corpo, oxigena-o e depois o devolve. Este tratamento visa preservar a função dos órgãos enquanto o corpo se recupera de doenças ou lesões graves, efetivamente “ganhando tempo” para pacientes com danos reversíveis.

“A ECMO atua diretamente no sangue, desviando dos pulmões, permitindo que o paciente não respire”, diz o Dr. “Ainda assim, na maioria dos casos, o paciente está conectado a um ventilador para manter a capacidade de funcionamento dos pulmões.

“Independentemente da causa dos danos pulmonares – seja uma doença viral como a COVID-19, uma inflamação química dos pulmões causada por substâncias inaladas ou uma explosão – em última análise, o pulmão não consegue desempenhar o seu papel. Nesses casos, a ECMO tem duas funções: primeiro, substituir o pulmão danificado e, segundo, permitir que ele descanse para acelerar o processo de recuperação”.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.