Uncategorized

Rabinos Chefes deixaram seus cargos neste domingo


E posições ficam vagas pela primeira vez na história. Terminou o mandato de 10 anos para ambos os rabinos chefes de Israel. É a definição normal dos cargos.

O rabino chefe ashkenazita David Lau (à esq), por enquanto sai em silêncio.

Já o rabino chefe sefaradita Yitzhak Yosef (à dir) sai disparando contra o judiciário israelense. Em seu último sermão no cargo, na noite de sábado, afirmou que os juízes da Suprema Corte não sabem uma só página do Talmud, que as leis são todas dos “gentios” e que “os juízes não servem nem para segurar uma vela para nossos rabinos. Eu deveria ter medo deles?”

Quem vai tomar posse nos cargos serão… Não serão! Entre os ortodoxos também existem divisões duras neste momento e nenhum dos dois ramos conseguiu determinar os substitutos, pois pretendem continuar com nomeações de sucessores familiares e isto não está sendo aceito pela maioria dos rabinos ortodoxos. Assumem rabinos chefes interinos. É uma situação sem precedentes.

Os rabinos chefes interinos são Eliezer Igra e Yaakov Roja

O rabino Eliezer Igra, 69 anos, um dos juízes rabínicos mais antigos de Israel, assumirá o cargo de presidente do tribunal rabínico, sucedendo ao rabino Lau. O rabino Igra, com 35 anos de experiência judicial, serviu anteriormente como presidente do Tribunal Rabínico de Be’er Sheva e foi o rabino-chefe de Kfar Maimon. Ele fez parte de um painel especial que abordou questões haláchicas complexas decorrentes da guerra em Gaza. Veterano das FDI e participante da Guerra do Yom Kippur, o rabino Igra traz uma vasta experiência para sua nova função interina.

O rabino Yaakov Roja assumirá o cargo de presidente do Conselho do Rabinato Chefe. O rabino Roja, especialista em identificação de vítimas e sepultamento, atua como presidente do Conselho Rabínico de ZAKA e representante do rabinato no Centro Nacional de Medicina Forense. Seu notável trabalho inclui a identificação dos corpos dos três adolescentes assassinados em 2014, que desencadeou a Operação Margem Protetora.

Durante a guerra atual, o rabino Roja tem sido fundamental na identificação das vítimas do massacre de 7 de Outubro, trabalhando incansavelmente para proporcionar o encerramento às famílias. Seus esforços às vezes exigiram a confiança em antigas regras haláchicas que não eram usadas há séculos. O rabino Roja sempre teve uma participação discreta e importantíssima, fora da mídia.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.