MundoÚltimas notícias

Sobrevivente do Holocausto conduziu a tocha olímpica

Léon Lewkowicz, ex-campeão francês de levantamento de peso e sobrevivente de Auschwitz-Birkenau, conduziu esta semana a tocha olímpica, na passagem da tocha pelas ruas para a Olimpíada de Paris, assim o menino que sobreviveu contra todas as probabilidades, realizou seu sonho.

Para Leon, este é um ponto alto da sua complexa vida. Ele foi enviado para o campo de concentração da Alemanha Nazista na Polônia ocupada, Auschwitz-Birkenau, aos 15 anos de idade, onde sobreviveu e também às horríveis marchas da morte. Ao retornar à França em 1945, seu peso era de apenas 33 quilos. Então ele jurou para si mesmo que nunca mais seria parado na busca por seus objetivos.

Léon escolheu ser mais do que sua história pessoal e, aos 19 anos, 4 anos após a marcha da morte, tornou-se o campeão francês de levantamento de peso. Para ele, o desporto não era apenas um refúgio, mas também uma fonte de força física e mental e um ato de resistência e sobrevivência.

Depois de 75 anos, depois de provar ser o homem mais forte da França, Léon sonhava em carregar a chama olímpica – o símbolo da paz, da unidade e do espírito esportivo, e conseguiu!

Com informações publicadas por Sarah Pachter da AISH

Na foto principal, Léon Lewkowicz, com a tocha da Olimpíada de Paris 2024, na frente do Memorial às Vítimas do Holocausto, em Paris. onde estão os nomes de todos os franceses judeus deportados e assassinados, majoritariamente em Auschwitz.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.