Guerra de GazaIsraelÚltimas notícias

FDI: Esforços para Atingir a Força de Mísseis e Foguetes do Hezbollah

Na última semana, em cooperação com a Diretoria de Inteligência, caças da Força Aérea Israelense atingiram e eliminaram comandantes e infraestrutura pertencentes à Força de Mísseis e Foguetes da organização terrorista Hezbollah.

Durante um ataque aéreo em Beirute anteontem (sábado), Eid Hassan Nashar, o comandante da Unidade de Foguetes de Médio Alcance do Hezbollah, foi eliminado. Eid era um comandante veterano do Hezbollah e desempenhava um papel significativo nas operações diárias da unidade. No passado, ele serviu como Comandante da Unidade de Foguetes Superfície-Superfície e Vice Comandante da Unidade Badr.

Sua eliminação segue a eliminação de Ibrahim Muhammad Qabisi, o chefe da Força de Mísseis e Foguetes do Hezbollah, e de muitos outros comandantes da unidade.

Além disso, o comandante, o vice comandante e outros comandantes da Unidade de Mísseis de Precisão do Hezbollah foram eliminados. Na semana passada, essa unidade foi responsável por disparar contra o centro de Israel.

As FDI atingiram os estoques de foguetes de médio alcance do Hezbollah, que podem atingir distâncias de até 200 quilômetros.
Os mísseis de médio alcance do Hezbollah, para 50 km até 200 km, com ogivas de 100 kg a 500 kg já foram disparados 70 vezes. Os mísseis com alcance acima de 200 km, não foram disparados nenhuma vez e compões a menor parte do arsenal.

OBS Menorah
No quadro de organograma mostrado acima pode-se ver que todos os comandantes relacionados aos mísseis até o quarto escalão já foram eliminados. Provavelmente os comandantes locais de nível inferior continuam agindo por conta própria, a partir de diretrizes, não necessariamente de ordens atuais.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.