Quem controla o que na Síria neste momento
Situação aproximada a partir de análises internacionais e vídeos postados pelos sírios.
HTS / os “rebeldes” agora compondo o governo controlam aproximadamente 55% do território a partir do rio Eufrates para oeste e cerca de 50% dos poços de petróleo
YPG / SDF os Curdos, controlam aproximadamente 25% do território a leste do rio Eufrates e cerca de 50% dos poços de petróleo. São atacados, ocasionalmente pela aviação turca e são apoiados pelos EUA.
ISIS – Estado Islâmico dissociados do HTS controla cerca de 5% do território.
TAF – Forças armadas turcas controlaram cerca de 8% do país.
Israel – uma pequena área tampão na fronteira no estao de Kuneitra.
USA – pelos menos 6 bases grandes além de outras menores. 4 delas em áreas petrolíferas controladas pelos curdos e duas fronteira com a Jordânia.
Rússia – ainda está na Base Naval de Tartus e numa base aérea adjacente. Mas seus navios não estão autorizados, pelo HTS a aportar para retirar equipamentos e soldados russos. A base aérea está totalmente cercada por tropas do HTS, que inclusive controlam o acesso do lado de fora dos portões.
Entenda como funciona a propaganda antissemita. Com a Turquia ocupando 8% do território da Síria, já por anos, Israel, que avançou no caos da troca de poder para criar uma pequena zona se segurança para sua fronteira norte com a Síria é que é acusado de invasor e imperialista. A Turquia, cujo presidente Erdogam tinha como plano de campanha da última eleição recriar o Império Turco Otomano até o final de 2025, deste ano em que estamos, não é imperialista. Israel é que é.
Imagem ilustrativa, soldado russo na Síria.