IsraelÚltimas notícias

Israel recupera corpo de soldado tanquista 43 anos depois

Pronunciamento do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu:

Em uma operação especial do Mossad e das Forças de Defesa de Israel (IDF), trouxemos de volta o corpo do sargento Zvi Feldman, do Corpo Blindado, de abençoada memória, que caiu em batalha em Sultan Yacou, no Vale de Bekaa, em junho de 1982, durante a Primeira Guerra do Líbano.

Durante décadas, Zvika esteve desaparecido, e os esforços para localizá-lo, junto aos outros soldados desaparecidos daquela batalha, nunca cessaram.

Há cerca de seis anos, trouxemos de volta ao seu local de descanso em Israel o sargento Zachary Baumel, de abençoada memória. Hoje, trouxemos de volta Zvika, de abençoada memória, e não vamos parar até trazer também o sargento Yehuda Katz, que ainda está desaparecido desde aquela batalha.

Sargento Yehuda Katz z’l foto oficial IDF

Durante muitos anos, autorizei inúmeras operações secretas para localizar os desaparecidos de Sultan Yacoub, e prometi à família Feldman que nunca deixaria de trabalhar para trazer Zvika de volta para casa.

Os queridos pais, Penina e Avraham, nunca desistiram dessa causa e, infelizmente, já faleceram. Devolvemos agora a vocês, Itzik, Shlomo e Anat, o amado Zvika, a vocês e à Terra de Israel, que ele tanto amava.

Quero agradecer ao Mossad, às IDF, ao Shin Bet e ao coordenador de prisioneiros e desaparecidos, Gal Hirsch, por décadas de esforços e por suas ações valiosas, determinadas e corajosas para trazer Zvika de volta e para devolver todos os nossos desaparecidos e capturados—tanto os vivos quanto os mortos.

O Estado de Israel e o governo de Israel sob minha liderança estão totalmente comprometidos com isso.

Como disse o profeta Jeremias:
“Há esperança para o teu futuro, diz o Senhor, e teus filhos voltarão para sua terra.”

A operação secreta na Síria

O corpo de Zvi Feldman, z”l, estava enterrado a dezenas de quilômetros dentro do território sírio.

O Mossad ativou agentes da organização que arriscaram suas vidas, inclusive sob fogo cruzado dos guardas armados do cemitério.

Nenhum combatente israelense participou da operação. Não houve envolvimento de drusos ou russos na missão. (Fonte: Or Heller)

A operação para a recuperação do corpo de Zvi Feldman, z”l, entrou em sua fase mais intensa nos últimos cinco meses — mesmo durante o governo de Assad.

Durante a operação, os agentes do Mossad localizaram o macacão de combate de Zvi.

Dois relatos interessantes surgiram após a recuperação do corpo de Zvi Feldman na Síria, ambos devendo ser recebidos com cautela por enquanto:

A Al-Arabiya afirma que, junto com o corpo de Feldman, outros 3 corpos adicionais foram trazidos da Síria, e Israel está verificando se um deles é o de Eli Cohen. Se for confirmado, seria uma notícia sensacional, aguardada por décadas.

A rádio Kol Hai informou que há uma conexão entre a operação para trazer de volta o corpo de Feldman e a notícia sobre indivíduos desconhecidos que invadiram o cemitério judaico em Damasco há cerca de duas semanas e supostamente profanaram o túmulo do rabino Chaim Vital.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.