judaísmo

Atriz romena recebe graves ameaças de morte por antissemita

A Menorah esteve em 2018 na Romênia para colher informações sobre a vida judaica do país. Naquela oportunidade conheceu o Teatro Judaico do Estado de Bucareste e sua famosa diretora, a atriz Maia Morgenstern.

Morgenstern ficou mundialmente conhecida em função de seu brilhante desempenho no papel de Maria, a mãe de Jesus, no filme “A Paixão de Cristo” produzido e dirigido por Mel Gibson.

Na foto, Ronaldo Gomlevsky sendo recebido pela atriz Maia Morgenstern no Teatro Judaico do Estado de Bucareste, na Romênia.

No sábado, a atriz recebeu ameaças por e-mail no qual o autor ameaça matar violentamente Morgenstern e seus filhos, bem como atear fogo ao Teatro judeu e sua equipe.

No e-mail, enviado para vários endereços do Teatro Judaico, um homem chamado Andrei Ilarie escreveu que “esta Yid está com os dias contados” e ameaçou estuprar sua filha e incendiar o Jewish Theatre. Em referência ao Holocausto, acrescentou: “Tenho a intenção de jogá-la em uma câmara de gás.”

O e-mail foi assinado “em nome da Aliança para a União dos Romenos (AUR), de extrema direita”, embora seu líder George Simion tenha condenado a ameaça, dizendo que não foi emitida pelo partido, e exortou as autoridades a encontrar e punir rapidamente seu autor.

O partido ultranacionalista AUR foi formado há um ano e surpreendeu nas eleições gerais de dezembro ao se tornar o quarto maior partido no parlamento.

A mensagem de ódio chocou a sociedade civil romena e muitas figuras públicas foram ao Facebook para mostrar seu apoio a Morgenstern.

A promotoria romena declarou nesta segunda-feira que a polícia prendeu um homem suspeito de enviar as ameaças de morte antissemitas por e-mail à conhecida atriz judia romena e diretora do Teatro Estadual de Bucareste, Maia Morgenstern.

Silviu Vexler, presidente da comunidade judaica e parlamentar da minoria judaica na Romênia, escreveu no Facebook que a mensagem obscenamente formulada o lembrava do abuso anti-semita que os judeus tiveram de suportar na década de 1930.

A Romênia foi aliada da Alemanha nazista de 1940 a 1944, quando 380.000 a 400.000 judeus foram assassinados lá e nas áreas ocupadas pela Romênia. Hoje, apenas alguns milhares de judeus permanecem em um país que antes de 1939 era o lar de cerca de três quartos de um milhão de judeus.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.