CulturaUncategorized

O mercado Cardo em Jerusalém

O mercado cardo, localizado em um bairro judeu, era a principal rua de comércio nas cidades antigas sob a influência romana. As escavações no local permitiram a ótima reconstituição do local, possibilitando ao visitante ter uma ideia muito próxima da vida no local há milhares de anos.

Importante local para os moradores venderem e comprarem os produtos mais valorizados, o mercado estava situado no bairro judeu e foi um ponto fundamental para a dinâmica da cidade de Jerusalém. Mosaicos retratam a vida no centro comercial de outrora.

Restos do Cardo Bizantino foram encontrados nas escavações do Bairro Judeu no início de 1969.

Em 1971, um plano para preservar a antiga rua foi apresentado pelos arquitetos Peter Bogod, Esther Krendel e Shlomo Aronson. A proposta deles baseou-se fortemente no mapa de Madaba do século VI , um documento em formato de mosaico de Jerusalém encontrado em 1897 em Madaba, Jordânia . O mapa mostrava claramente o Cardo Romano como a principal artéria da Cidade Velha.

Os arquitetos propuseram uma galeria comercial coberta que preservaria o estilo de uma antiga rua romana usando materiais contemporâneos. Seu plano era baseado na esperança de que os arqueólogos encontrassem vestígios da extremidade sul do Cardo, uma extensão da via romana norte-sul construída durante a era bizantina (324-638). O tempo era essencial e a pressão crescente para repovoar o Bairro Judeu levou à construção de uma superestrutura que permitiu que os edifícios residenciais fossem construídos enquanto os arqueólogos continuavam a trabalhar abaixo.

O projeto tinha 180 metros no total e foi dividido em oito seções para permitir que as equipes de construção passassem rapidamente de uma seção para outra. Em 1980, 37 unidades habitacionais e 35 lojas foram construídas, incorporando achados arqueológicos, como uma parede asmoneu do século II aEC e fileiras de colunas bizantinas. A combinação do antigo com o novo também é visível na Rua dos Judeus, onde as lojas foram colocadas em abóbadas antigas e a galeria é coberta por um telhado em arco contendo pequenas aberturas para permitir a iluminação natural.

Passear pelas  ruas do Cardo é uma experiência única.Repleta de ateliês de artesãos locais, antiquários e galerias de arte. Um verdadeiro museu ao ar livre! Você pode encontrar quadros, cartões postais antigos, fotos que refletem a história de Jerusalém e muitos outros itens exclusivos. Área de anexos

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.