Uncategorized

A comunidade judaica de Vercelli cuida do seu patrimônio histórico

Conheça a história da comunidade de judeus criada em Vercelli, na região do Piemonte, na Itália.
Até a metade do século XV, existia em Vercelli, um pequeno núcleo judaico estável dedicado a atividades comerciais. Este grupo sofreu um incremento com a chegada dos judeus expulsos da Espanha pela Inquisição. Em 1727, eles foram forçados a viver em um “ghetto”, mas o local escolhido não agradou ao clero e ao restante do povo já que era uma área por onde muitas procissões passavam e onde estava construída a igreja de San Lorenzo. Apesar do protesto dos judeus que eram constituídos por 29 famílias, o “ghetto” foi transferido para outra zona da cidade.

Com a chegada de Napoleão, em dezembro de 1789, seus portões foram derrubados. Mas a liberdade dos judeus durou pouco, já que em 1814 Vittório Emanuele I assumiu o poder e cancelou todas as ações napoleônicas. O “ghetto” voltou a ser instaurado e a sinagoga tornou-se seu ponto central. Neste período, a comunidade cresceu, recebendo judeus que chegavam da Espanha. Já no século XX, apesar da maior liberdade que desfrutavam, os judeus começaram a migrar e a comunidade diminuiu lentamente. Durante a 2ª Guerra Mundial, 26 judeus foram deportados de Vercelli para os campos nazistas de concentração e de trabalhos forçados.

O raro Aron Hakodesh de 400 anos restaurado pela comunidade judaica de Vercelli.
 (foto:Comunidade Judaica de Vercelli)

A sinagoga de Vercelli foi construída em 1878 e projetada por Marco Treves, um arquiteto nascido em Vercelli que também projetou a Grande Sinagoga de Florença.

Um grande projeto de restauração do patrimônio judaico local, como tecidos da sinagoga centenária, objetos rituais e vitrais da sinagoga, foi lançado em 2007.

Recentemente a restauração do Aron Hakodesh (Arca Sagrada) original da sinagoga foi completada.A arca de estilo barroco remonta a 1600, muito antes da imposição do gueto de Vercelli na década de 1720,o Aron Hakodesh provavelmente foi usado em uma das primeiras sinagogas no período do gueto até 1943.

A elaborada sinagoga, um templo em estilo mourisco construído em 1878 – que também abriga um pequeno museu judaico – está atualmente fechado por causa das restrições do COVID-19.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.