AB YEHOSHUA
Israel e o mundo da literatura perderam um dos mais criativos e premiados autores.
Faleceu aos 85 anos, Abraham Gabriel Yehoshua, o excepcional e premiadíssimo escritor israelense, nascido em Jerusalém sob o Mandato Britânico no ano de 1936.
Corria o ano de 2009 quando tive a oportunidade de entrevistá-lo nos arredores de Ramat Gan onde ele me disse que seria mais fácil para ele, em termos de localização.
AB Yehoshua foi um pequeno gigante com um computador à disposição ao compor estórias e novelas inesquecíveis e surpreendentes pela qualidade dos enredos e dos personagens que criou.
Recebeu os mais importantes prêmios destinados a escritores em Israel e os trabalhos dele estão traduzidos em 28 idiomas.
Foi um entusiasta e defensor da teoria dos dois estados para israelenses e palestinos. Advogou a tese de direitos iguais para os palestinos em Israel e dizia que os judeus que vivem fora do Estado Judeu são apenas meio judeus.
Era viúvo, deixa dois filhos e 7 netos.
Sentou comigo por duas horas e meia num dos bares de Ramat Gan e, de maneira absolutamente igual e humilde não deixou quaisquer de minhas perguntas sem resposta.
Tinha a aparência de um pequeno anãozinho de jardim mas guardava no peito um coração quente, do tamanho do mundo.
Perdemos todos. Mais um insubstituível que se vai, deixando esse mundo louco em nossas mãos, cada dia menos qualificado!
Que o DEUS DE ISRAEL receba a alma de AB YEHOSHUA e a aloje no melhor dos cômodos do Jardim do Paraíso!!!!
Ronaldo Gomlevsky
Imagem – O escritor AB Yeoshua concedendo entrevista à Ronaldo Gomlevsky em Israel.