Acordos de Abraão envolvem cada vez mais a Turquia numa segunda-feira espetacular
(atualizado em 15/fev/2022)
A visita oficial da liderança Israelense à Turquia para o encontro com Erdogan está pré-marcada para maio. (Atualização: neste dia 15/fev a data da visita oficial do presidente Herzog à capital turca e a Erdogan foi antecipada e marcada para o dia 9 de março).
Mas as conversas e acordos avançam rápido. Erdogan esteve oficialmente da UEA nesta segunda-feira, primeira visita desde o ano de 2013 quando a Turquia tinha decidido se isolar dos muçulmanos sunitas árabes. Mas o inimigo comum iraniano está unindo a todos.
A UEA anunciou um pacote de 10 bilhões de dólares de investimentos na Turquia e foram assinados dez acordos na área de segurança, tecnologia e econômica. Quanto mais acordos econômicos e investimentos cruzando fronteiras, mas firme é a paz. Ao longo do fim de semana, os EUA deslocaram, ao menos uma esquadrilha de caças stealth F-22 raptor para sua base local.
Ao mesmo tempo, sem qualquer anúncio prévio, o primeiro-ministro de Israel, Bennett, foi ao Bahrein, onde passou o dia e se reuniu com o rei e o príncipe regente do pequeno país árabe que é a base da Quinta Frota Norte-Americana.
Completando esta segunda-feira inusitada um fato tocante aconteceu no Cairo durante a abertura do “Petroleum Show”. O presidente egípcio Sissi, entrou no auditório principal para abertura do evento acompanhado por uma banda marcial. Foi ao púlpito colocou o microfone de lapela, deu uma olhada no auditório lotado e retirou o microfone. Caminhou a passos largos para outro lado do auditório, onde na primeira-fila estava a ministra israelense da energia, Karine Elharrar, cadeirante, e a cumprimentou pessoalmente dando as boas-vindas ao Egito. É uma ação muito generosa e honesta, do presidente de um país aliado com Israel, ainda mais por Elharrar ter sido barrada na COP26, devido a sua cadeira de rodas.