Aeroporto Ben Gurion inaugura mural de 50 metros de comprimento com toda a história do povo judeu em Israel
É uma obra de artes sem precedentes em Israel. Com 50 metros de comprimento e 5 metros de altura a enorme área de 250 m2, antes uma parede agora conta a história de 4.000 anos de Israel através se suas personalidades.
A pintura foi realizada por Julio Carrasco Bretón, 72, artista mexicano especializado em grandes murais.
A iniciativa foi de uma recém fundada entidade, denominada ILAN (Israel Latin American Network – Rede Israel Latinoamericana), dirigia por Isaac Assa, empresário e empreendedor, igualmente mexicano.
“Foi um sonho”, disse Assa, “ter um mural, uma imagem que descreve a história de quatro mil anos do povo judeu, de Abraham Avinu (nosso pai) até hoje”.
Ele chamou o mural de “um álbum de família de 4.000 anos de nossa história”, acrescentando que “nada como isso jamais foi criado”.
“É importante que as pessoas de todo o mundo que vêm a Israel entendam que nossa conexão com este país é de mais de 3.000 anos, não de 75 anos”, disse Assa, explicando por que o aeroporto foi escolhido como local do mural.
A ILAN está atualmente liderando uma delegação de estudantes latino-americanos a Israel, e Assa planeja trazer uma delegação de estudantes universitários hispano-americanos a Israel no próximo ano.
Torcemos para que Assa entenda que brasileiros, argentinos, uruguaios e chilenos também são latino americanos. Em princípio, a comunidade judaica mexicana é tão fechada ao sul que mal se sabe aqui que eles existem. Por volta de 68.000 mexicanos se identificaram com o judeus no último censo, em 2010.
Imagem: captura de tela da entrevista de Isaac Assa à Tv Arutz-7 em Israel, o vídeo pode ser assistido no link abaixo