Aplicativo Duolingo lança curso de Idíche
O aplicativo Duolingo lançou o curso de iídiche provando que a língua está mais viva do que nunca.
O aplicativo de aprendizado de línguas, Duolingo, lançou em abril, o 40º idioma do aplicativo e seu 100º curso gratuito: o iídiche.
Na verdade, como a empresa aponta, o inglês incorporou muitas palavras em iídiche ao idioma, de “bagel” a “nosh” a “salmão defumado” – você pode ver um padrão surgindo aqui – ou outros termos familiares como “mensch” ou “Oy vey”. Poucas pessoas estarão lidando com uma terminologia totalmente estranha.
Os cursos do Duolingo são criados em parceria com uma equipe de voluntários dedicados. Um – falando de terminologia alienígena – até criou uma linguagem fictícia inteira, High Valyrian, falada na série de TV Game of Thrones.
O curso de iídiche foi tarefa de vários criadores de cursos nos Estados Unidos, representando três linhas diferentes de dialetos. Uma é uma engenheira civil que cresceu falando iídiche em sua comunidade chassídica; dois outros são gêmeos de 23 anos que foram criados na comunidade Satmar no Brooklyn, com uma tradição de iídiche de influência húngara; e houve até um jovem de 15 anos que começou a melhorar sua conversação em iídiche quando sua família se mudou de Williamsburg, Nova York, para a Geórgia.
A equipe do Duolingo tornou seu curso extremamente flexível, fornecendo vários sinônimos diferentes quando necessário para abranger os vários dialetos do iídiche. Quando se tratava de pronúncia, eles decidiram usar o sotaque falado pelos judeus na comunidade chassídica Satmar.
O iídiche se baseia muito no alemão, mas também inclui muitas palavras hebraicas, bem como vocabulário e construções gramaticais de outras terras europeias em que os judeus viveram. Uma língua que soa amplamente europeia, o iídiche é escrito usando o alfabeto hebraico e tem uma forte conexão com a Terra de Israel.
O curso levou cinco anos sendo elaborado. e, ele “abrange 70 seções chamadas ‘habilidades’, com cada habilidade apresentando cinco níveis.Os 350 níveis têm de três a seis aulas cada. Com cada aula exigindo pelo menos cinco a sete minutos, as cerca de 1.300 aulas levarão um mínimo de 250 horas para o aluno médio concluir.
Na véspera do lançamento em iídiche do Duolingo, mais de 9.500 alunos já haviam se inscrito. Em sua primeira semana, 190 mil pessoas começaram a estudar iídiche com o curso de Duolingo.