Após anos, judeus marroquinos comemoram publicamente o Dia da Independência de Israel
Pela primeira vez em décadas, a comunidade judaica do Marrocos celebrou publicamente o Dia da Independência de Israel na semana passada em colaboração com uma organização nacional israelense – resultado da recente normalização dos estados.
Em Marrakesh os judeus comemoraram com churrascos, bandeiras israelenses hasteadas nas sinagogas e a tradicional oração do Dia da Independência, informou o The Jerusalem Post (The Post).
A comunidade judaica do Marrocos costumava ser uma das maiores do mundo, mas hoje em dia, apenas cerca de 2.000 judeus vivem no país do norte da África. Em Marrakesh, a pequena comunidade judaica decidiu que era hora de celebrar com orgulho a independência de Israel.
Com a ajuda da Organização Sionista Mundial (WZO), eles aproveitaram os frutos do estabelecimento das relações entre Israel e Marrocos , possibilitadas pelos Acordos de Abraão.
Membros da comunidade cantaram canções israelenses em hebraico e tocaram o shofar. Na sinagoga de Marrakesh, mais de 100 participantes também cantaram “Hatikva”, o hino nacional de Israel.
“O Estado de Israel é um milagre contínuo”, disse Nerya Meir, chefe do Departamento de Atividades Sionistas da WZO na Diáspora, no evento, informou o The Post .
“O fato de podermos celebrar a independência de Israel no Marrocos prova que o milagre do renascimento encontra novos caminhos a cada ano”, acrescentou.