Autoridades de saúde israelenses discutirão 4ª dose da vacina
Autoridades de saúde israelenses devem discutir esta semana a autorização de uma quarta dose de reforço de Covid-19 para indivíduos imunocomprometidos já que a variante ômicron está circulando globalmente, noticiou o Canal 12 de Israel.
O comitê assessor de vacinação do Ministério da Saúde e a equipe responsável pelas epidemias não considerarão a quarta dose para a população em geral, mas apenas para o grupo vulnerável que não desenvolveu anticorpos.
Entretanto em julho, a terceira dose foi originalmente direcionada aos imunocomprometidos e, em seguida, foi autorizada para a população em geral.
Mais de 4 milhões de israelenses receberam as três doses da vacina, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Os especialistas também vão falar sobre as diretrizes de vacinação para crianças com distúrbios neurológicos e vacinação de crianças em recuperação do vírus.
Indivíduos imunocomprometidos no Reino Unido já têm o direito receber a quarta dose de reforço. O Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI) do Reino Unido disse na semana passada que as pessoas vulneráveis à Covid podem se vacinar pela quarta vez, três meses após receberem a terceira dose de reforço.
A variante de Covid mais recente foi descoberta pela primeira vez na África do Sul em 24 de novembro e foi classificada como uma “variante de preocupação” pela Organização Mundial da Saúde e pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
O ômicron tem 50 alterações genéticas no vírus original, preocupando os cientistas com sua capacidade de escapar de anticorpos projetados para combater Covid.
As primeiras evidências sugerem que a variante ômicron causa um risco maior de reinfecção em comparação com outras variantes, o que significa que os indivíduos que já tiveram o vírus estão suscetíveis a serem infectados novamente.
Com informações i24news