judaísmoMundoÚltimas notícias

Bar com temática nazista no Japão causa indignação

O “Unfair Club” foi inaugurado no último domingo em Osaka, Japão, usando jovens como anfitriões para atender os clientes.

O bar que funciona como um clube, queria atrair frequentadoras por terem garçons em uniformes militares alemães, réplicas dos uniformes da 2ª Guerra Mundial com o símbolo nazista em suas braçadeiras, para servi-las, além de acenderem seus cigarros e conversarem sobre amenidades.

Aspectos do interior do bar. Reprodução do twitter.

Usuários em plataformas de mídia social compartilharam vídeos e fotos do clube, apresentando não apenas anfitriões vestidos de nazistas, mas materiais promocionais cobertos com suásticas, incluindo garrafas de champanhe com rótulos suásticas.

A indignação logo surgiu quando os protestos começaram a aparecer nas redes sociais como ONGs atacando o clube por sua representação insensível das imagens nazistas.

“Isso é nojento”, tuitou a ONG britânica Campanha Contra o Antissemitismo, que monitora o antissemitismo.

Professores universitários e jornalistas destacaram o alto nível de desconhecimento dos jovens japoneses a respeito do Holocausto e os nazistas.

As críticas também foram feitas pelo Yad Vashem, o Centro Mundial de Lembrança do Holocausto.

“Este último incidente destaca uma séria falta de sensibilidade e conhecimento do Holocausto”, disse Yad Vashem.

O Holocaust Remembrance Center está atualmente trabalhando para estabelecer alianças estratégicas com instituições locais e centros educacionais no Japão, a fim de ajudar a promover uma maior compreensão do Holocausto.

Em um comunicado, o Simon Wiesenthal Center se perguntou por que os proprietários do bar pensavam que “as mulheres japonesas [deveriam] se sentir atraídas por homens vestidos como assassinos nazistas da SS”.

“Esta é uma profanação vil da memória de seis milhões de judeus, Anne Frank e vítimas do Holocausto nazista. Onde está a indignação japonesa?”

O bar foi fechado e a empresa responsável Host x Host emitiu um pedido de desculpas por sua “falta de conhecimento e consciência”.

Assista no link vídeo divulgação do bar.

https://twitter.com/i/status/1447102053461811202

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.