Begin e Sadat recebiam, há 43 anos, o prêmio Nobel da Paz
Em 27 de outubro de 1978, o presidente egípcio Anwar Sadat e o primeiro-ministro israelense Menachem Begin receberam conjuntamente o Prêmio Nobel da Paz de 1978 por seus esforços em trazer a paz entre Israel e o Egito. O prêmio seria entregue em cerimônia no dia 10 de dezembro de 1978.
O anúncio do prêmio aconteceu pouco mais de um mês após a conclusão das negociações de Camp David, que estabeleceram as bases para o Tratado de Paz de março de 1979 entre os dois países.
Os “Acordos de Camp David”, foram resultado de um longo processo de negociações, algumas secretas e outras públicas, iniciadas por Henry Kissinger quando era secretário de Estado americano e posteriormente promovido por Jimmy Carter após assumir a presidência dos Estados Unidos em janeiro de 1977. Nessa época, foram iniciados contatos diretos com os governantes do Egito, Síria, Jordânia e Israel, e também com representantes palestinos, com o objetivo de promover um processo de paz que encerrasse os confrontos fronteiriços entre Israel e seus vizinhos árabes.
Esse fato marcava claramente que o Egito diferia da posição dos demais países árabes em relação a Israel, cujas motivações podem ter sido econômicas e políticas. Além disso, o Estado de Israel assumiu o custo de negociar diretamente com o Egito, o que incluiu principalmente a retirada das tropas e populações israelenses da Península do Sinai.
Alguns observadores acreditam que a entrega do prêmio a Begin e Sadat, antes de um tratado de paz ser formalmente assinado, foi uma manobra para garantir que os dois líderes de fato prosseguissem com as negociações e as concluíssem com um tratado.
Begin disse à imprensa: “Agradeço ao Comitê do Prêmio Nobel pela honra concedida ao nosso esforço de paz … Acredito que as negociações serão concluídas com sucesso. Mas o prêmio, dado a mim mesmo antes da conclusão bem-sucedida, foi de fato dado a todo o povo de Israel e eu não sou nada além do emissário por meio do qual o prêmio foi concedido a nosso povo. Como tenho reivindicado toda a minha vida, nenhum povo anseia por paz como nós e certamente não mais do que nós. ”
Foto: O primeiro-ministro israelense Menachem Begin e o presidente egípcio Anwar Sadat com o presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter em Camp David em 1978. Autor desconhecido, domínio público, via Wikimedia Commons.