Bíblia cristã em iídiche é distribuída em bairros judeus em Nova York
Cópias de uma tradução em iídiche do Novo Testamento foram distribuídas em caixas de correio em vários bairros judeus no condado de Rockland, na área da cidade de Nova York, informou o Jerusalem Post na terça-feira.
Pode ser uma tentativa de evangelizar as comunidades judaicas ultraortodoxas americanas, especialmente as de Monsey e Spring Valley, conhecidas por terem uma população muito densa de judeus ultraortodoxos.
A ONG americana de Missionários Cristãos na Terra Santa, Beyneynu, compartilhou vídeos online mostrando cópias da tradução do Novo Testamento para o iídiche, deliberadamente enviadas para sinagogas no condado de Rockland.
Embora a identidade do remetente dessas Bíblias traduzidas ainda não seja conhecida, a do tradutor desta versão em iídiche foi claramente estabelecida.
Esta é a tradução publicada em 1941 por Henry Einspruch, um judeu nascido na Galicia (Ucrânia) e convertido à religião luterana.
Segundo o rabino Tovia Singer, diretor da organização americana “Outreach Judaism” e especialista na questão das tentativas de evangelizar as comunidades judaicas, isso é uma violação da vontade de se isolar de comunidades ultraortodoxas.
“A língua iídiche é usada como barreira de defesa contra a assimilação. Aqueles que se estabelecem em Monsey o fazem precisamente para poder se isolar e viver fora do mundo. Enviar essas Bíblias em iídiche é claramente visto como uma afronta”, disse ele.
Uma tentativa comum nos Estado Unidos
Esses esforços de evangelização também acontecem em Brooklyn, Chicago e até mesmo em Israel, onde as cópias do Novo Testamento traduzidas tanto para o iídiche quanto para o hebraico já estão sendo distribuídas a muitos anos.
Centenas de grupos diferentes estão envolvidos neste esforço, todos com a mesma ideologia, explicou Singer, embora dois dos maiores sejam Global Gates e New Hope Ministries, que distribuem cópias gratuitas das traduções em iídiche e hebraico do Novo Testamento.
Essas ações secretas vão muito além da simples distribuição de versões em iídiche do Novo Testamento. Os missionários cristãos costumam se disfarçar como judeus praticantes da religião na comunidade haredi, a fim de se infiltrar e espalhar seu evangelho, o que já foi constatado em muitas comunidades em todo o mundo, dos Estados Unidos a Israel, além de outras localidades.
Existem inclusive guias e instruções foram dados a alguns desses missionários sobre a melhor maneira de evangelizar essas comunidades.
Foto:
Página de rosto do Testamento cristão em iídiche traduzido por Henry Einspruch.
COMENTÁRIO por José Roitberg, jornalista, pesquisador e formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto pelo Yad Vashem de Jerusalém.
É de vomitar! Compreendo e apoio a redação de nossa Patrícia Lima ao publicar esta notícia, como notícia apenas. Não aceito a posição deste rabino Tovia Singer, cujo nome jamais escutei antes, em ser politicamente correto nos Estados Unidos. Ele está sendo enrabado! Mas ele sussurra com a verdade, a verdade dele, contra seus enrabadores. É uma bela demonstração do passivismo judaico: melhor ser enrabado, que enrabar; melhor ser roubado, que roubar; melhor ser agredido, que agredir.
Só que este judeu aqui e as centenas de milhares das Forças de Defesa de Israel, não são passivistas !!!
Aviso aos missionários cristãos: VÃO PARA A CASA DO CARACOL, que é o lugar que vocês merecem. Nos deixem em paz, esbirros de Lutero. Vocês não possuem nem o direito dos homens, pela lei dos homens, para nos converter a Jesus e muito menos mandato do judeu Jesus, que jamais praticou qualquer outra religião que não o judaísmo, ou do Deus único YHWH ou do Deus católico, a Trindade para nos converter.
Sabem a quando tempo estão tentando? Desde o ano 1.350. São uns manés. Nos jogaram aos leões, nos dispersaram pelo mundo, nos expulsaram de um canto para outro, criaram leis para nos excluir das sociedades, nos fincaram vivos em estacas, nos queimaram vivos aos montes e individualmente, verteram chumbo derretido em nossas orelhas e gargantas, cortaram nossos braços e nossas cabeças, estupraram nossas mulheres, confiscaram nossos filhos, confiscaram nossas terras, confiscaram nossas propriedades, enfiaram balas de fuzil em nossas testas e nucas, nos mataram com pauladas e marteladas, nos mataram de calor, frio e sede, em vagões de trem fechados, nos mataram com monóxido de carbono, nos mataram com zyklon-B, nos usaram para experiências médicas abomináveis sem anestesia, nos mataram por exaustão e trabalho e escravo, nos mataram por diversão. DEGRAÇADAMENTE PARA VOCÊS, MISSIONÁRIOS, estamos aqui. Você são absolutamente incapazes de nos converter ou nos exterminar! São 1.672 anos tentando.
Como pode algum missionário cretino ou seus líderes, imaginar que iremos ser convertidos por um livro se não fomos convertidos pelo chumbo derretido, pelas balas de chumbo nem pelas torturas dos nobres-pullhas-sacerdotes católicos da Inquisição e pelos luteranos alemães? Há outros missionários acreditando que ao dar um folheto a um judeu dizendo que ele, o judeu, vai pro inferno, se não aceitar Jesus, irá assustar os judeus e ele vão correr para a Igreja. Na verdade eles correm pro bar da esquina para rir desta idiotice.
A história da humanidade está cheia de santos católicos, césares e papas bondosos, das mãos dos quais jorra o sangue dos judeus! Amai-vos uns aos outros, portanto, torturem os judeus com amor. Arranquem pedaços dos judeus com carinho e afeto. Ouçam os gritos de terror dos judeus como cantos de amor do rouxinol.
Se o leitor observar com atenção, o tal American Board “de Missões para os Judeus” (INC, portanto empresa norte-americana), foi fundado em Nova Iorque no ano de 1894 !!! Estes porcarias estão tentando converter judeus de Nova Iorque há 128 anos !!! Qual é o sucesso deles? Pífio como o de todos os missionários conversores no mundo.
Eles acham que vão chegar nos judeus como a Igreja chegou nos politeístas e nos converter a força, sem jamais compreender que nós somos a origem da crença dele. Nós somos o original e eles são a atualização. E só para constar, cerca de 60% da humanidade deste momento é politeísta ou não possui religião. O monoteísmo nunca foi e ainda não é a preferência dos terráqueos.
Eu sempre afirmo, mas é minha opinião pessoal e a ortodoxia judaica e a ultra-ortodoxia judaica não concordam com esta opinião: se um judeu quer se converter a Jesus, Maomé, Buda, Oxolá, ou qualquer outra divindade, se quer deixar de ser monoteísta e passar a ser politeísta, vai meu filho ou minha filha !!! Não precisamos de judeus que estão insatisfeitos por serem judeus. Nosso “clube” tem a porta aberta para sair. Já os ortodoxos definem que esta porta não existe, mas isso é problema deles.
Mas nosso “clube” também tem a porta para ser batida na fuça de missionários que agem de forma antijudaica não aceitando que somos judeus, somos felizes e não precisamos de outra teologia nos enchendo o saco. Na lei americana não existe algo como o Art 5 da Constituição Brasileira de 1986 que estabelece, entre outras liberdades fundamentais, a liberdade de “credo” (acreditar na religião ou não religião que bem entender), e proteção a liberdade de “culto” (ser livre para praticar a religião escolhida). Sempre foi óbvio, mas nunca testado no tribunais, que uma religião um credo, não pode, no culto dela, agir de forma à interferir em outros credos ou outros cultos. Mas um dia algum juiz vai ter que bater o martelo e finalmente criar a jurisprudência.
Para finalizar eu vou rir destes missionários luteranos de Nova Iorque. São burros, além de inconvenientes. Os ultra-ortodoxos e ortodoxos tem o ídiche como língua fluente comum, com alfabetização de 100% de seus membros, apenas em conversação. Não são alfabetizados para escrever em iídiche , ou ler em iídiche . Isso foi determinado assim pois toda a produção literária judaica em ídishe do século 19 até meados do 20, ter sido escrita por judeus da ‘haskalá’, do iluminismo judaico, opositores teológicos dos judeus místicos hassídicos. Não ler iídiche é a certeza que os ortodoxos e ultra-ortodoxos tem de que o “povo deles”, jamais terá interesse ou acesso ao milhares de textos e peças de teatro criadas pelos grandes autores judeus.
E como não leem iídiche , não vão ler essa p… desse Novo Testamento Missionário, kkk. Espero que tenham gasto uma penca de dólares imprimindo bíblias que jamais serão lidas.
AOS EVANGÉLICOS E LUTERANOS BRASILEIROS
Eu estendo aqui um abraço aos evangélicos brasileiros que são de fato amigos dos judeus e de Israel e que JAMAIS militaram para nos converter, muito pelo contrário, e também à Igreja Luterana do Brasil, que é muito diferente da norte-americana e removeu os dois livros especificamente antissemitas de Martinho Lutero de seu cânone. Eu já agradeci pessoalmente, quando estava na FIERJ e estou agradecendo publicamente. Pela verdade: eles removeram os dois livros por conta própria, jamais tendo sido pressionados por ninguém para o fazer.