Campeão de judô exilado do Irã chega em Israel para competição
O campeão de judô iraniano Saeid Mollaei, que fugiu de seu país natal em 2019, chegou a Israel neste domingo, 14, Grand Slam de Judô, que acontece esta semana em Tel Aviv.
Em 2019, Mollaei recebeu ordens de retirar-se do Campeonato Mundial de Judô no Japão, para que não se arriscasse a enfrentar os competidores israelenses. O atleta, porém, ignorou as ordens oficiais da república islâmica.
Imediatamente após pousar em Israel, Mollaei isolou-se em quarentena no hotel, à espera da competição.
A mudança de nacionalidade de Saeid Mollaei do status de refugiado para a Mongólia foi aprovada no ano passado pelo Comitê Olímpico Internacional.
Mollaei contrariou a equipe iraniana e fugiu para a Alemanha, sob receios de perder seu título internacional caso não enfrentasse o oponente israelense Sagi Muki. Em 25 de novembro de 2020, Mollaei venceu a competição e Muki o parabenizou, ao descrevê-lo como “amigo”.
Segundo o jornal Times of Israel, Muki afirmou à rádio pública israelense Kan: “Esta é uma mensagem para o mundo. É algo que pode até mesmo aproximar Israel e Irã. Simplesmente demonstra como o esporte pode aproximar pessoas e superar fronteiras”.