IsraelÚltimas notícias

Cirurgia inovadora em Israel restaurou a visão de uma mulher cega

Uma cirurgia revolucionária em Israel restaurou a visão de uma mulher cega de 60 anos de Nazaré, usando material do osso do paciente para formar uma nova córnea.

A condição de saúde de Hanan Awad não permitia que ela se submetesse ao tratamento convencional para sua condição – um transplante de córnea sintética – o que levou os médicos a propor um substituto inovador para a paciente.

“Não há … nenhuma boa solução hoje em dia no mundo, exceto os uso de córneas artificiais ”, disse o Dr. Eitan Livni à i24NEWS , acrescentando que, no caso particular de Awad, fatores relacionados aos olhos da paciente a impediram de receber o transplante usual.

Uma equipe de quatro médicos do Hospital Beilinson em Petach Tikva restaurou a visão da mulher ao esculpir uma nova córnea para ela usando material retirado de sua tíbia durante um procedimento de 14 horas.

A cirurgia foi dividida em duas fases de sete horas cada. No primeiro, um pedaço da tíbia de Hanan foi retirado, esculpido e esculpido em um disco fino. Os médicos então perfuraram um orifício de 3 milímetros no centro para inserir a córnea artificial feita de material plástico. Como resultado, um implante ósseo orgânico híbrido e um implante artificial foram criados para serem colocados no olho afetado.

O implante foi colocado sob a pele de Hanan por três meses para que o tecido mole e os vasos sanguíneos nutrissem o osso e o mantivessem vivo. Durante este período, cresce o tecido fresco que adere ao osso. Na segunda fase da intervenção, os cirurgiões retiraram a prótese óssea com os vasos sanguíneos formados ao seu redor e, em uma cirurgia complexa, colocaram o disco ósseo com a córnea artificial no centro do olho do paciente.

“Já vi centenas de médicos em vários hospitais e todos eles me disseram que não podiam me ajudar”, disse Awad à i24NEWS .

“Eles me diziam que eu tinha que ficar cega por toda a minha vida. Mas aqui em Beilinson, disseram-me que eu poderia fazer uma cirurgia e encontrei uma nova esperança.”

Após a operação, Awad pôde ver o rosto de seu neto, que nasceu quando ela era cega, pela primeira vez.

“Fiquei tão emocionado. Até agora, tudo que eu podia fazer era tocá-lo e abraçá-lo, e agora eu finalmente o vi ”, disse a mulher.

Foto:

Rabin Medical Center em Petach Tikvah, Israel.Wikimedia Commons.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.