IsraelÚltimas notícias

Comandante do IDF declarou que foram evitados 10 ataques nas últimas duas semanas

Sem entrar em detalhes, o general Aviv Kohavi, comandante das Forças de Defesa de Israel, disse em entrevista coletiva que dez ataques terroristas contra Israel foram inviabilizados nos últimos 15 dias.

Várias tropas diferentes são responsáveis pelos sucessos, desde guardas do Mamilla Mall em Jerusalém até grupos especiais do Shin Bet passando por unidades antiterroristas do IDF.

Algumas ações são conhecidas através da mídia israelense. No sábado três terroristas da Jihad Islâmica foram mortos em combate na cidade de Jenin. Dois palestinos dispararam contra soldados naquela cidade da Judeia e Samaria, dois dias antes, na quinta-feira e também foram mortos.

No domingo a noite a unidade contraterrorista da polícia, denominada Yaman, que atua em trajes civis (como os personagens de Fauda), interceptaram um veículo na Rodovia 6, com e prenderam um suspeito de estar indo cometer um atentado.

14 palestinos foram presos nas duas últimas noites, no Portão de Damasco, em Jerusalém acusados de incitamento contra os judeus e de planejar ataques.

Como publicamos em Menorah da semana passada, está em vigor uma autorização israelense para prisão de suspeitos sem garantias normais. A polícia e o IDF declararam que “várias dezenas” já estão sob custódia e a lei que permite tais prisões também permite que nada seja divulgado sobre elas. Portanto, detalhes, só se o governo israelense divulgar.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.