Começa a Batalha de Raffah
Os tanques do IDF já estão na área urbana leste de Rafah. Combates no solo. Helicópteros e artilharia também empregada.
Este é o início do fim do Hamas.
Confirmado: The IDF Spokesperson’s Unit announced: “The IDF is currently conducting targeted strikes against Hamas terror targets in eastern Rafah in the southern Gaza Strip. More details to follow”
O IDF afirmou oficialmente que estão numa ofensiva pontual contra Rafah. Imagina-se que vão tentar encontrar alguns dos reféns.
A decisão de prosseguir contra Raffah foi tomada por unanimidade pelo Gabinete de Guerra e segue-se ao escárnio produzido pela Tv Al Jazeera ao declarar que o Hamas aceitou o acordo de cessar fogo, com a rendição de Israel.
Para o leitor ter uma posição correta, de Kerem Shalom, onde estavam as forças israelenses até o início do tecido urbano de Rafah são apenas 3 km. Até a área da cidade onde começa a maior densidade de edificações são apenas 4 km. Toda a cidade de Raffah está ao alcance da artilharia israelense posicionada em território de Israel, inclusive dos novos morteiros pesados de 120 mm (GMM 120), com alcance km, guiado tanto por GPS como por laser, que já vem sendo utilizada com precisão total desde o início da Guerra de Gaza.
Na foto, um blindado com o morteiro de 120 mm e um detalhe da munição acertando precisamente o alvo. O sistema é denominado Iron Sting – Ferrão de Ferro.