Contra a participação de Israel, Indonésia perde a organização da Copa do Mundo Sub-20
A Fifa anunciou nesta quarta-feira que retirou a Indonésia da sede da Copa do Mundo sub-20 deste ano, em meio a turbulências políticas sobre a participação de Israel.
O sorteio do torneio de 24 seleções que começaria em 20 de maio deveria acontecer na sexta-feira em Bali, mas a Fifa cancelou o evento na semana passada sem oferecer um motivo ou definir uma nova data.
A Indonésia e Israel não têm relações diplomáticas formais, e o apoio à causa palestina na nação de maioria muçulmana mais populosa do mundo é alto, alimentando a oposição local para receber a equipe israelense.
Assim como o governador de Bali pedindo que Israel seja expulso do torneio, cerca de cem manifestantes muçulmanos conservadores marcharam na capital Jacarta este mês para protestar contra sua participação.
A Fifa acrescentou que possíveis sanções contra a federação indonésia de futebol (PSSI) “também podem ser decididas posteriormente”.
“Fiz o meu melhor. Depois de entregar uma carta do presidente (da Indonésia) Jokowi e conversar longamente com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, devemos aceitar a decisão da FIFA de cancelar a realização do evento que ambos esperávamos. ”, disse Erick Thohir, chefe da federação indonésia, após as negociações em Doha.
“A Indonésia é membro da FIFA, portanto, para questões de futebol internacional, devemos seguir as regras que foram definidas. A FIFA considera que a situação atual não pode continuar, devemos nos submeter”, disse ele.
A Indonésia não joga no torneio desde 1979. Eles se classificaram automaticamente para o torneio como anfitriões, mas agora perderão a vaga para os novos anfitriões, uma vez selecionados.
Segundo The Athletic, Inglaterra e Estados Unidos estão sendo considerados por terem estrutura pronta para atender ao evento imediatamente. A Federação Argentina também entrou em contato com a Fifa há três dias para se colocar à disposição para a realização da competição. É importante ressaltar que isso poderia fazer com que a Argentina seja incluída no torneio como país sede, já que não se classificou via Sul-Americano sub-20.
Leia mais: