IsraelÚltimas notícias

Curativo inteligente lançado em Israel pode salvar vidas no campo de batalha

No Rambam Health Campus de Haifa , surgiu um avanço médico promissor no meio da guerra com o Hamas na Faixa de Gaza . É um “adesivo” inteligente concebido para prevenir a hipotermia em soldados e civis feridos em ambientes hostis.

O adesivo, que é colocado na pele ferida, é rapidamente aquecido a 42 graus e mantém essa temperatura por um longo período. As primeiras unidades já foram entregues às Forças de Defesa de Israel (IDF) .

O produto, denominado Rescue Heat , é o resultado de uma colaboração entre Hagay Weisbrod , CEO da Noyad Biomed , e Dr. Amit Lehavi , diretor da unidade de anestesia pediátrica do Rambam. Esta inovação visa prevenir a deterioração dos feridos e salvar vidas através da reanimação térmica do corpo.

O adesivo passou em testes de viabilidade em laboratório e em pele humana saudável, provando ser uma solução eficaz, rápida e segura para transferência de calor. Comparado a outros métodos de manutenção da temperatura corporal, o Rescue Heat apresentou menor risco de queimaduras.

A hipotermia é um risco significativo associado a lesões e perda de sangue. Segundo o Dr. Lehavi, quando a temperatura corporal cai abaixo de 35 graus Celsius, o corpo entra em estado de estresse e vários sistemas do corpo param de funcionar adequadamente. Isto pode dificultar a coagulação do sangue, aumentando o perigo de vida.

Todos os anos, 20 milhões de vítimas de trauma são hospitalizadas nos EUA , dois terços das quais também são diagnosticadas com hipotermia. Num estudo de laboratório comparando várias tecnologias de aquecimento, o adesivo térmico foi significativamente mais eficaz do que os outros métodos testados.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.