IsraelÚltimas notícias

DIÁRIO DE GUERRA 26/OUT/2023-1

⁂ O IDF informou que a capacidade de monitoramento eletrônico da cerca de Gaza foi já restaurada quase em sua totalidade. Todos os equipamentos destruídos nas torres de vigilância foram substituídos. Explosivos e armadilhas deixadas pelo Hamas no entorno da cerca e das torres foram removidas.

⁂ A TV Kan entrevistou as duas únicas sobreviventes da base de Nahal Oz, onde parece que fica centralizado o monitoramento. Ambas afirmaram que por meses relataram atividades anormais, como: pessoas observando com binóculos e mapas, buracos sendo cavados, colocação de explosivos junto ao muro e cerca, exercícios militares que passaram de um por semana até a intensidade de vários por dia, grupos de picapes brancas fazendo patrulhas etc. As soldadas afirmaram também que seus relatórios e alertas foram menosprezados pelos oficiais de inteligência que chegaram a dizer para elas não se preocupem.

Outro soldado cujo serviço militar terminou um mês antes, na mesma unidade, corroborou todas as informações delas.

Uma das sobreviventes estava dormindo quando o ataque começou e não foi encontrada pelo Hamas. A outra estava em serviço no posto se monitoramento que era muito protegido contra entrada forçada e não foi penetrado.

A sua pergunta é a mesma que a minha. Então o jornalista da Khan perguntou o que a soldado serviço efetivamente viu e fez imediatamente antes e durante o início do ataque? Não, isso não foi discutido na entrevista e era só isso que interessava. O que se passou nos últimos meses é de importância relativa.

⁂ Nos ataques aéreos de hoje o IDF eliminou o principal planejador do ataque do 7 e três comandantes de batalhões que massacraram judeus civis no kibutz Be’eri.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.