MundoÚltimas notícias

Erdogan protagoniza grande surpresa para rabinos na Turquia

Nos dias 23 e 24 de dezembro aconteceu o inusitado congresso da ARIS (Alliance of Rabbis in Islamic States – Aliança dos Rabinos em Países Islâmicos) nos salões lotados do hotel Conrad de Istambul.

A agenda previa encontros informais e trocas de experiências de sucessos e problemas em apoiar a vida judaica em países quase que absolutamente muçulmanos.

Todavia o jantar da primeira noite precisou se cancelado om a chegada de representantes do governo turco que pediram para que os principais rabinos do encontro entrassem em veículos e saíssem do hotel. Foram levados para o aeroporto, onde um avião do governo os levou para a capital, Ankara.

Lá, foram levados para o principal salão do palácio presidencial onde lhes aguardava Tayep Erdogan, com um jantar absolutamente magistral, Kosher e hallal.

Além das conversas informais onde Erdogan se mostrou interessado por saber como andava a vida dos judeus nos outros países muçulmanos, já que na Turquia é a vida judaica é absolutamente normal apesar das farpas trocadas com o governo Israelense e variação de tom e direção do discurso em relação ao sionismo, Erdogan surpreendeu a todos.

O presidente da Turquia disse que o governo vai apoiar a reconstrução e reforma de sinagogas locais, condenou o Holocausto (indo na direção inversa do Irã, do Hamas e dos palestinos), condenou o antissemitismo atual e também a islamofobia, e também afirmou que valoriza as conversas renovadas com o primeiro-ministro Bennett e o presidente Herzog.

Quem aposta que as políticas internacionais não mudam, deve estar desapontado.

A ARIS declarou que vivem 100.000 judeus em países muçulmanos atualmente.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.