Escritor e cocriador de ‘Shtisel’, Ori Elon, faz série biográfica sobre o fundador do sionismo, Theodor Herzl
Escritor e cocriador de ‘Shtisel’, Ori Elon, faz série biográfica sobre o fundador do sionismo, Theodor Herzl
Nesse mês de agosto comemora-se o 125º aniversário do Primeiro Congresso Sionista realizado na Basileia, concebido e concretizado por Theodor Herzl, o fundador do sionismo, onde organizou-se o movimento político que iria estabelecer as bases para um estado judeu. Durante o congresso foi criada a Organização Sionista Mundial, e Herzl foi eleito presidente.
Ao final do Congresso ele escreveu em seu diário na época: “Eu fundei o estado judeu em Basileia”.
Theodor Herzl não chegou a ver seu sonho realizado pois morreu em 1904, aos 44 anos, antes do estabelecimento de Israel.
Essa semana o site Deadline divulgou que Ori Elon, escritor e cocriador de Shtisel, está atualmente trabalhando em uma minissérie biográfica sobre o austríaco-judeu Theodor Herzl .
A série será baseada nos diários pessoais de Herzl e seguirá sua jornada de jornalista e dramaturgo até a fundação do movimento sionista.
O projeto Herzl está nos “estágios iniciais”, de acordo com a divulgação no site, e está sendo financiado por Inbar Nacht, um proeminente advogado e filantropo israelense cuja fundação familiar apoiou artistas durante a pandemia e ajudou centenas de pessoas a escapar do Taleban quando assumiu o controle do Afeganistão no ano passado.
Elon é mais conhecido pela série de sucesso da Netflix, Shtisel, que ele escreveu e criou em parceria com Yehonatan Indursky. A série segue uma família Haredi que vive em um bairro ultraortodoxo de Jerusalém, enfrentando o amor, a perda e o marasmo da vida cotidiana. A série israelense é estrelada por Michael Aloni, Doval’e Glickman, Neta Riskin, Sasson Gabai e Shira Haas.
Foto: Theodor Herzl, o visionário do Estado judeu, em 1901.E.M. Lilien, domínio público, via Wikimedia Commons
Leia também: