Estrada elétrica que move veículos já existe, é a Electreon israelense
A disputa sobre como serão os veículos elétricos e seus sistemas de recarga possuem vário competidores muito sérios e com abordagens surpreendentes. A Electreon pode sair-se vencedora.
A empresa tem 60 parcerias, inclusive com a Volkswagen, Iveco e Stelantis e venceu licitações para trechos experimentais em Detroit e na Alemanha, além de outros como em Tel Aviv, já operacionais. Agora a licitação é para a primeira estrada elétrica completa na Suécia, com um trajeto de 42 km.
A estrada elétrica da Electreon parece uma tecnologia impossível, mas já existe em todos os aspectos dela. E a estrada ou rua não precisa ser construída. É aberta uma vala no asfalto já existente, no centro da pista de rolamento. Um sistema automatizado deposita os módulos de transmissão de eletricidade sem fio na vala e depois ela é coberta com asfalto novamente. Segundo a empresa, o sistema projetado para ser implementado nas vias já existentes de forma muito veloz. Dias, conforme mostra o vídeo de divulgação.
Nos veículos, o caríssimo, enorme e pesado pacote de baterias, utilizando grande quantidade de metais nobres e terras raras é substituído por receptores de energia elétrica sem fim e baterias bem menores. As bobinas de transmissão de eletricidade utilizam componentes eletrônicos básicos e baratos. Muitas pessoas possem celulares da Apple e algumas outras marcas que carregam sem fio. O princípio é o mesmo só que para caminhões, ônibus e carros se deslocando à velocidade das ruas e estradas.
Claro, que um veículo projetado para isso só poderá se deslocar por vias elétricas. Portanto o desafio é enorme. A Electreon imagina todas as estradas e ruas do mundo eletrificadas. Vê um futuro em que não existirão mais postos de gasolina ou recarga elétrica por tomadas.
A estrada elétrica também será inteligente conversando com os veículos e permitindo que os computadores dos veículos conversem entre eles. E é claro, a combinação de uma estrada elétrica inteligente com veículos sem motoristas vai acontecer. A tecnologia para isso já existe.
É um conceito muito diferente do de Tesla que previa a energia elétrica sendo enviada para todos os pontos, pelo ar, através de enormes torres de transmissão.
Imagem: sistema de colocação das bobinas de transmissão de eletricidade sem fio e via já existente. Captura de vídeo de divulgação da Electreon.