Últimas notícias

Garrafas de vinho raro fabricado por vítimas do Holocausto serão leiloadas

Duas garrafas do vinho raro Tokaji Essencia de 1889, Zimmerman Lipot da família judia Zimmerman, serão leiloadas em 8 de julho deste ano, de acordo com um comunicado da casa de leilões Drewatts.

Os Zimmerman, possuíram as primeiras vinícolas da região da renomada região húngara de Tokaj, na Hungria e  expandiram seus vinhedos em toda a região  com mais de 60 vinícolas e uma elegante casa em Mád, além de uma segunda residência em Abaújszántó.

fAs garrafas do vinho Tokaji Essencia de 1889 que serão leiloados. Foto do site da Drewatts.

A família Zimmerman foi, juntamente com mais de 400mil judeus húngaros, deportada para Auschwitz durante o Holocausto. Ao longo desse período os vinhedos foram adquiridos pela União Soviética em 1945 após a captura da região, até a década de 1980.

Após a queda do regime nazista a área de Tokaj foi declarada patrimônio mundial em 2002 por suas terras e vinhedos.

As duas garrafas são estimadas entre £ 500 e £ 1.000 por unidade de 500ml e serão vendidas em dois leilões separados.

 Um vinho especial

O vinho Tokay é celebrado por diversas personalidades da história da humanidade, nasceu em Tokaj-Hegyalja, uma região do nordeste da Hungria, cercada pelos Montes Cárpatos, às margens dos rios Tisza e Bodrog, a aproximadamente a 200 km de Budapeste. Em húngaro, o “jota” se pronuncia “i”. Por isso, ao se popularizar, o Tokaji ficou conhecido como Tokay.

A característica principal desse vinho é que ele é produto uvas podres atacadas pelo fungo Botrytis cinérea, que gera um efeito conhecido como “podridão nobre” resultando num vinho doce inigualável.

O Tokay foi o vinho predileto de diversas personalidades, como os músicos Beethoven, Rossini, Liszt, Schubert (que dedicou um de seus famosos “lieder” ao vinho), Haydn e Johann Strauss (que cita o Tokay na ópera “O Morcego”), por exemplo. 

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.