MundoÚltimas notícias

ISIS ataca muçulmanos, cristãos e judeus no Daguestão

Este foi o primeiro ataque de um grupo filiado ao Estado Islâmico contra as três religiões. Foi algo sem precedentes. Lembre-se: o Daguestão, república islâmica pertencente à Rússia foi o palco, meses atrás, do pogrom no principal aeroporto do país, em Makhachkala, onde uma horda de jovens muçulmanos queria “pegar” os, a partir de uma fake news de um blogger local que afirmava que dois aviões tinham vindo de Israel com judeus para ocupar o Daguestão, como ocupavam a Faixa de Gaza. Em princípio foi um confronto entre muçulmanos nacionais e centenas de soldados do FSB (o equivalente ao FBI, da Rússia), enviados lá para retomar o controle do aeroporto.

Ontem foi diferente. Vários terroristas afiliados ao ISIS-PK (Estado Islâmico do Korashan, região antiga que compreende o nordeste do Iran, o norte do Afeganistão e parte da Ásia Central), todos vestidos de preto e armados com fuzis, inicialmente atacaram um posto policial e carros da polícia. Rapidamente mataram sete policiais muçulmanos e se apoderaram das armas deles.

Padre Nikolay teve a garganta cortada por ser cristão.

Em seguida foram à Igreja Ortodoxa e à sinagoga em Derbent (na imagem principal, construída em 1914). Na igreja cortaram a garganta do padre cristão ortodoxo Nikolay Kotelnikov, de 66 anos de idade. Na sinagoga, picharam dois versos (suratas) do Corão e incendiaram a o salão principal. A igreja também foi incendiada.

Salão de rezas da sinagoga de Derbent antes e depois do ataque terrorista.

A partir daí há notícias desencontradas. Dois deles foram para a praia, onde tentaram disparar contra as famílias muçulmanas que estavam lá. A polícia agiu rapidamente e os prendeu.

Outros foram abatidos em confrontos. Num deles, os dois terroristas eram filhos do prefeito de Sergokalinsky indicando que homens muçulmanos do Daguestão estão filiados aos ISIS-PK. Quando a polícia foi prender o prefeito, foi recebida a tiros por um desconhecido que feriu um policial e fugiu. O prefeito está preso.

Um segundo grupo, atacou, igualmente uma sinagoga em Makhachkala e a catedral cristã ortodoxa da cidade. A sinagoga foi alvejada pelo lado de fora e a catedral foi invadida.

Mas o Daguestão faz parte da Rússia e as notícias veiculadas nas mídias sociais, acabaram sendo oficialmente desmentidas. Em princípio foi veiculado que havia 40 reféns dentro da catedral de Makhachkala. Há dois vídeos mostrando dezenas de soldados do FSB do lado de fora da catedral, prontos para a invasão. Ao fundo se escuta rajadas e tiros de fuzil e disparos em sequência. Naquele momento, o número total de mortos pelos terroristas era de nove, sete dos quais, policiais locais.

Quando a situação foi resolvida, a Rússia afirmou que não aconteceu nenhuma tomada de reféns, mas o número de mortos aumentou de nove para vinte com 46 feridos adicionais. Nenhuma notícia confirma se os terroristas abatidos estão nesta contabilidade. Não foi divulgado nem quantos terroristas foram mortos, nem quantos foram presos.

O ISIS-PK assumiu a autoria deste ataque de ontem, e do de três meses atrás, contra o teatro Crocus, em Moscou, quando 145 civis foram executados, alguns deles, degolados. Todavia Moscou insiste em acusar a Ucrânia por ambos os ataques.

Suratas do Corão pichadas na porta da sinagoga de Derbent, bodycam de um dos terroristas.

AS DUAS SURATAS PICHADAS PELO ISIS-PK NA PORTA DA SINAGOGA DE DERBEN

Surata Al-Baqarah – 2:120 do Corão:  “Nunca os judeus ou cristãos ficarão satisfeitos com você, até que você siga a fé deles. Diga: ‘O caminho de Allah é o único caminho verdadeiro’”.

8:39 do Corão: “E combata-os até que não haja mais Fitnah (descrença e politeísmo: ou seja, adorar outros além de Allah) e a religião (adoração) seja toda para Allah apenas [em todo o mundo]. Mas se eles cessarem (de adorar outros além de Allah), então, certamente, Allah o que tudo vê, verá o que eles fazem.”

SITUAÇÕES RELACIONADAS

No dia 22 a força aérea russa fez um ataque devastador contra uma área dominadas pelo ISIS na Síria. É possível que o ataque no Daguestão tenha sido em resposta a esta ação. A Guerra da Síria, não terminou. Apenas deixou de ser divulgada. A Turquia ocupa praticamente toda a área do norte de Alepo até a fronteira e hoje (24/jun) entrou no Norte do Iraque com grande coluna militar, com tanques e blindados e transporte de tropas.

O ISIS continua lutando contra todos. O ELS – Exército Livre da Síria, continua lutando contra o governo. Os EUA, em solo lutam contra o ISIS e facções tribais que os atacam e ao ELS. A Rússia apoia o governo em solo e no ar. Complicado.

No dia 24 a noite, houve um ataque a bomba contra a embaixada russa em Kabul. Aparentemente a bomba explodiu a poucos metros do prédio. Não há outras informações, apenas vídeo de câmera de segurança nas mídias sociais.

Um capitão e dois sargentos da polícia do Azerbaijão foram abatidos a tiros.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.