MundoÚltimas notícias

ISIS mata russos na capital do Afeganistão

Em nota oficial o Estado Islâmico assumiu o ataque por homem-bomba homicida-suicida contra funcionários russos que estavam reunidos do lado de fora da embaixada Russa em Cabul.

Dois russos estão entre os seis mortos além do terrorista. Não existem informações sobre feridos.

Na sexta-feira, durante as orações islâmicas ao pôr-do-sol outro homem-bomba se explodiu o no interior de uma das maiores mesquitas do Afeganistão matando 18 pessoas, inclusive o imam Mujib ur Rahman Ansari, uma das lideranças clericais do regime Taliban. Recentemente este imam passou a exigir que qualquer pessoa que cometesse o menor ato contra o governo fosse decapitada. Este ataque foi na cidade de Herat.

No dia 17 de agosto, 21 muçulmanos foram mortos e dezenas ficaram feridos quando um homem-bomba se explodiu dentro de uma mesquita em Cabul.

Começam a surgir informações de terem ocorrido diversos ataques suicidas do Isis contra o Taliban ao longo deste ano e pode-se considerar que é travada uma guerra no Afeganistão entre o Estado Islâmico e o Governo Taliban, duas visões violentíssimas e antagônicas do fundamentalismo islâmico.

Imagem: captura de vídeo postado no Instagram logo após a explosão, ainda podendo ser visa a nuvem de poeira.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.