Israel – 76 Anos de um Sonho 1948 – 2024
Terra Santa, na encruzilhada do mundo, onde tudo começou. Missão bíblica, descrita pelo profeta Isaias, tornar-se “uma luz entre as nações”.
Ontem o povo de Israel legou à humanidade o monoteísmo ético, compartilhado por 3 religiões, e a Lei de Moises. Hoje, na era da Internet, a Terra Santa gera tecnologia, desde satélites que cortam o espaço infinito levando a Estrela de David, até aparelhos biomédicos de nanotecnologia que viajam pelo interior do corpo humano.
Com emoção recordamos o grande Chanceler Oswaldo Aranha, filho do Alegrete, na planície do pampa riograndense, cidadão do mundo e bravo herói nacional. A ele, como presidente da Assembleia Geral da ONU, o Povo de Israel deve o seu estado.
Após quase 2 mil anos, um povo que vagou 40 anos pelo deserto, e recebeu a Torá e os 10 Mandamentos no Monte Sinai retornou a sua terra ancestral. Reis, juízes, profetas. O Templo, centro espiritual do povo judeu, construído pelo Rei Salomão. Jerusalém, capital do Reino de David.
Quantos enviaram seus exércitos para conquistá-la… Todos acharam que haviam vencido, que seria deles para sempre… Todos se enganaram redondamente…
Mantemos a fé no Criador, para que permita, ainda em nossos dias, que a razão e a concórdia prevaleçam, realizando a mensagem de Isaias, no pergaminho de Qumran hoje no Museu de israel – “… e transformarão suas espadas em arados…” (Is. 2:4).
Cada vez é maior nossa admiração por este pais amigo, tão ligado ao Brasil por importantes vínculos comerciais e culturais, e por fortes laços sentimentais e espirituais com a Terra Santa. Que Israel continue buscando a paz, e os valores legítimos ditados pelos profetas, legado para as gerações futuras.
Que o espírito e a santidade da Muralha Ocidental do Templo de Salomão, simbolizem para sempre a Eternidade de Israel.
Israel Blajberg