Israel é eleito para Conselho Econômico e Social da ONU
A eleição de Israel para o Conselho representa um marco significativo na batalha em curso contra a discriminação de Israel na ONU.
Pela primeira vez, Israel foi eleito para participar em um dos principais órgãos das Nações Unidas, o Conselho Econômico e Social (ECOSOC), após intensos esforços do Ministério das Relações Exteriores e da Missão Permanente de Israel na ONU em Nova York,inclusive pelo Chefe da Missão, Embaixador Gilad Erdan.
Nas eleições realizadas em 7 de junho de 2021, Israel recebeu 153 votos e participará de 2022 a 2023 neste importante e prestigioso órgão que é composto por 54 membros eleitos de acordo com a distribuição geográfica.
Os resultados das eleições também representam o reconhecimento das habilidades e status de Israel em todas as áreas de desenvolvimento sustentável, que são tratadas pelo Conselho nas áreas econômica, social, humanitária e ambiental.
A participação de Israel neste Conselho permitirá que ele continue a desempenhar um papel importante e significativo na arena global, com ênfase no avanço de vários assuntos sociais e econômicos como por exemplo, em inovação, combate às mudanças climáticas, igualdade de gênero e avançar nos assuntos ligados aos direitos das pessoas com deficiência, além das resoluções bienais que Israel inicia na Assembleia Geral da ONU.