Israel emite o primeiro passaporte nos Emirados Árabes Unidos
A embaixada de Israel em Abu Dhabi emitiu no dia 17 de novembro o primeiro passaporte israelense para um bebê nascido nos Emirados Árabes Unidos (EAU).
O bebê, Matthew David, nasceu em 13 de maio de 2022, filho de Daniel Taloy, cidadão israelense, e seu marido belga, Metz Pickovens, que trabalha no Al Jazira Football Club e também trabalha como agente de jogadores internacionais.
A mãe do bebê, Danielle, disse aos repórteres que seu filho receberia o passaporte israelense e o belga.
“Aqui nos Emirados Árabes Unidos há um grande apreço por Israel. Recebo muito respeito quando digo que sou israelense. Tenho orgulho de estar aqui e dizer isso”, disse ela à Ynet.
A embaixada de Israel twittou uma foto do embaixador segurando a criança. “O primeiro passaporte israelense emitido pela embaixada de Israel em Abu Dhabi para uma criança israelense nascida nos Emirados Árabes Unidos, após dois anos de paz entre os dois países”, dizia o tweet.
Israel e os Emirados Árabes Unidos normalizaram as relações diplomáticas em 2020 após a assinatura dos Acordos de Abraham mediados pelos Estados Unidos, juntamente com o Bahrein.
Amir Hayek, descreveu a etapa como um “novo momento emocionante” entre as duas partes.
No início de setembro, um tribunal civil em Abu Dhabi registrou o primeiro casamento civil entre um casal israelense.
Foto:
O embaixador israelense Amir Hayek segura o bebê, Matthew David, que havia recebido o passaporte. Reprodução do Twitter.