IsraelÚltimas notícias

Israel envia missões de ajuda à Turquia e talvez à Síria

Na manhã desta segunda-feira o ministro das Relações Exteriores, Eli Cohen, conversou com o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, após o forte terremoto que atingiu o país.

O ministro Cohen expressou suas condolências e profundo pesar pela perda de vidas e prometeu ajuda ao país. O ministro informou ao seu homólogo que o Ministério das Relações Exteriores está liderando os esforços do lado israelense para expedir uma missão de resgate significativa que ajudará a salvar vidas.

O ministro turco agradeceu e afirmou que apreciava o apoio de Israel e que a Turquia agradece a ajuda israelense.

Em seguida numa reunião realizada pelo Ministro Eli Cohen e pelo Diretor-Geral, Ronen Levi, com a participação de altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores e representantes do Conselho de Segurança Nacional (NSC), do IDF e dos Ministérios da Defesa e da Saúde, foi decidido adiantar o envio de duas delegações de ajuda à área do desastre na Turquia rapidamente. A primeira, composta por 150 socorristas especializados, médicos e um hospital de campanha já está trabalhando em solo turco.

Uma delegação maior, que incluirá ampla ajuda humanitária em cooperação com outras agências de ajuda, está planejada para partir na manhã de terça-feira.

Síria

Israel e Síria estão em guerra permanente desde 1948. O Estado Judeu não enviará equipes militares especializadas para o território do presidente Assad, que afirmou não ter pedido ajuda à Israel.

Falando em nome de Bibi Netantyhu, um porta-voz do governo disse à mídia israelense que Putin telefonou e pediu que Israel enviasse ajuda humanitária para a Síria e que o primeiro-ministro de Israel disse que “o pedido foi recebido” e que enviará ajuda humanitária composta por tendas, camas de campanha, cobertores, alimentos, água e medicamentos. Neste momento Israel não tem nenhum canal diplomático que permita levar os materiais ali na esquina. A área afetada fica a cerca de 100 km do Norte de Israel, mas é impossível usar aviões helicópteros ou caminhões.

Na foto: Reunião ministerial. Divulgação Ministério das Relações Exteriores.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.