IsraelTecnologia

Israel, Jordânia e UEA ratificam acordo importantíssimo na COP-27

O projeto de transformar partes significativas dos desertos da Jordânia e usinas de produção de energia elétrica com base solar, patrocinado pela União dos Emirados Árabes com tecnologia israelense está avançando.

Em Sharm el-Sheik, os três países assinaram um MOU – Memorando de Entendimento, para acelerar a implantação, visando um rápido avanço com novas metas traçadas já para novembro de 2023, quando a COP-28 será hospedada pela UAE.

Os projetos agora chamam-se Prosperity Green (Prosperidade Verde), a implantação da geração elétrica solar com capacidade para 600 Megawatts, e Prosperity Blue (Prosperidade Azul), com a previsão de exportação de 200 milhões de metros cúbicos de água dessalinizada do Mediterrâneo para a Jordânia.

A construção da nova fase geração elétrica na Jordânia ficará a cargo de uma empresa de construção dos emirados, com tecnologia israelense. Israel irá comprar parte da eletricidade gerada a ser distribuída nas áreas palestinas da Judeia e Samaria. Já no litoral será construída uma nova planta de dessalinização exclusiva para a Jordânia.

A Jordânia é o país com menos acesso a água do mundo e a cooperação com Israel existe desde antes do estabelecimento de relações formais entre os dois países.

Imagem: ilustrativa, captura de tela de vídeo oficial de divulgação da COP-27

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.