Judeus se preparam para receber o ano de 5784
O ano novo judaico, o Rosh Hashaná, neste ano de 2023, começa quando a primeira estrela aparecer no céu nesta sexta-feira, dia 15 de setembro e a comemoração continua durante os dois primeiros dias do mês Tishrei, que este ano caem no sábado 16 e no domingo 17 de setembro.
Rosh Hashaná, que em hebraico significa ‘cabeça do ano’, refere-se, de acordo com a tradição judaica, ao dia da criação do primeiro ser humano na Terra.
Rosh Hashaná, também é conhecido como Dia do Julgamento, no qual Deus abre os Livros da Vida e da Morte, que são selados em Yom Kipur, e os judeus expiarão seus pecados individuais cometidos no ano anterior, antes que Deus feche os livros sobre a humanidade e determine nosso destino para o ano seguinte.
Um dos rituais mais importantes durante o Rosh Hashaná é o toque do Shofar, ou chifre de carneiro. É usado como uma chamada ao arrependimento durante os Grandes Dias Sagrados.
Nesses dias revisamos nossas ações durante o ano que passou e buscamos maneiras de melhorar a nós mesmos, nossas comunidades e nosso mundo no ano que está por vir. O feriado marca o início de um período de 10 dias, conhecido como Yamim Noraim (Dias Temíveis,devido à seriedade e rigor do Julgamento Divino), iniciando como Rosh Hashaná e culminando com Yom Kipur (o “Dia da Expiação”).
Rosh Hashaná é amplamente observado por judeus em todo o mundo, muitas vezes com oração e reflexão na sinagoga. Também existem vários rituais de feriados observados em casa.
Refeições em família
O jantar festivo familiar, tem início com o acendimento das velas, antes do início do Rosh Hashaná, e nas refeições não podem faltar alguns símbolos culinários como o chalá agulá (pão redondo trançado, como o ciclo anual), a cabeça de peixe (literalmente, “ Rosh ” significa cabeça; entre os sefarditas costumam usar cordeiro e pedir “para estar na cabeça e não no rabo”), maçã com mel e bolos (para um ano doce).
O peixe também é comido na forma de guefilte fish(bolinhos de peixe), com cenouras (em iídiche diz-se “mern“, para aumentar, e refere-se ao desejo de se multiplicar).
As famílias sefarditas adicionam tâmaras, acelga e / ou alho-poró para assustar os inimigos; squash, para cancelar projetos ruins; e feijão ou romã, para que os méritos se multipliquem. E, por motivos óbvios, deve-se evitar alimentos azedos ou amargos.
Rosh Hashaná integra, com o Yom Kipur (Dia da Expiação), os Yamim Noraim, “dias terríveis” devido à seriedade e rigor do Julgamento Divino, e os 10 dias que se passam entre um e outro são chamados de 10 dias de arrependimento.
Desejando um feliz ano novo
Como em todo ano novo, orações e votos são expressos por um melhor 5783 e saudações são feitas de várias maneiras, mas com o mesmo propósito:
.“Shaná tová!” (bom ano), a mais comum,
.“Shana tová umetuká!” (um ano bom e doce) estão entre as saudações mais populares
.”Gmar chatimá tová (que você seja inscrito no livro da vida).
O período do grande feriado é a escolha entre vida e morte, virtude e pecado e aqueles que se arrependem estão no caminho certo para serem inscritos no “Livro da Vida”, que traz consigo a promessa de um ano bom.